Setecidades Titulo Concurso literário
Desafio de Redação lança décima edição

Com o tema Água Não Nasce na Torneira, concurso literário tem meta de alcançar 100 mil textos

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 O Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário e que envolve alunos das redes pública e particular das sete cidades, chega à décima edição. Desde o início da ação, mais de 1 milhão de textos já foram providos, estimulando os jovens à reflexão de situações relevantes do cotidiano.

O evento de abertura aconteceu na tarde de ontem no teatro do campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), correalizadora da ação, e contou com representantes de escolas de todos os municípios. Na ocasião, eles tiveram conhecimento sobre o tema que será abordado nesta edição para repassar aos alunos: Água Não Nasce na Torneira. O assunto foi pautado também no ano passado, quando os estudantes discorreram sobre a problemática Torneira Aberta é a Gota D’Água. Chega de Desperdício!.

“A água é nosso diamante e devemos continuar a orientação educativa para essa geração”, falou o pró-reitor de graduação da USCS, Marcos Antonio Biffi.

“É preciso educar nossos jovens e o Desafio de Redação faz com que os alunos pensem e se expressem sobre temas tão importantes”, ressaltou o gerente de operações e manutenção de redes coletoras de esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Amilton Aparecido Scavassini dos Santos. A empresa é patrocinadora do décimo Desafio de Redação, junto ao governo do Estado.

O diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, salientou a importância de oferecer aos jovens espaço para expressarem seus pensamentos. “Em nove edições, passamos de 1 milhão de redações, o que mostra que os alunos têm muito a dizer.”

Para o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), que prestigiou o evento de abertura, os alunos não só expressam suas opiniões como também “colaboram com ideias que podem trazer grandes benefícios.”

O início da aplicação das provas será em Santo André no dia 20. Em julho, o processo terá pausa, por conta das férias escolares, sendo retomado em agosto e finalizado no dia 19, em Mauá. As redações serão produzidas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e divididos em seis categorias. A meta é alcançar a marca de 100 mil textos.

Os resultados vão ser divulgados em evento no dia 28 de setembro. Serão premiados os primeiros e segundos lugares de cada categoria com notebooks, TVs e bicicletas. O prêmio principal é uma bolsa de estudos integral na USCS, com curso de livre escolha.

O Desafio de Redação conta com apoio da Ecovias, Shopping Golden Square e Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;