Internacional Titulo
Risco de que gatos transmitam o H5N1 é mínimo
Da AFP
01/03/2006 | 10:21
Compartilhar notícia


A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera mínimo o risco de que os gatos transmitam para o homem a forma mais mortal da gripe aviária, mas não pode excluir esta possibilidade no estado atual de conhecimento a respeito da doença.

O porta-voz da OMS sobre a gripe, Dick Thompson, destacou que o risco de uma transmissão do H5N1 para o homem por um pássaro era muito pequeno, e que por outro animal, como o gato, é ainda menor. "É preciso pôr isto em perspectiva", explicou. "Houve 180 milhões de mortes de pássaros devido a esta doença. No entanto identificamos menos de 200 casos humanos".

"Por isso, o risco devido a um contato direto com qualquer animal infectado é mínimo", concluiu.

O gato encontrado na ilha Rugen, a nordeste da Alemanha, não é o primeiro caso de contaminação de felinos pelo H5N1.

No começo de 2004, o vírus da gripe aviária havia sido detectado na Tailândia em gatos domésticos. Dezenas de tigres também morreram de gripe aviária em 2004 no território tailandês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;