Cultura & Lazer Titulo Teatro
História do samba em forma de musical

Espetáculo, que celebra centenário do ritmo, visita
a cadência do ritmo e seus baluartes em São Paulo

Por Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
25/05/2016 | 06:57
Compartilhar notícia
Divulgação


 Há quase um século o samba fincou suas raízes em solo brasileiro quando Ernesto dos Santos, o Donga, registrou na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro Pelo Telefone. Era o ano de 1916. Falar de samba é naturalmente contar a história da música popular brasileira e um pouco dessa trajetória pode ser vista no Sambra – O Musical – 100 Anos de Samba, que está de volta a São Paulo para celebrar o centenário do Samba, em curta temporada no Theatro Net, até o dia 5. “Há dez anos me dedico a escrever musicais inéditos no Brasil. Quando me convidaram, topei na hora”, explica Gustavo Gasparani, autor, diretor e ator do musical, envolvido com samba desde 1990 como passista da Estação Primeira de Mangueira, escola de samba do Rio de Janeiro.

Com mais de 40 mil espectadores em todo o País, o espetáculo visita a história do samba e de seus baluartes. “A maior dificuldade foi resumir 100 anos em duas horas. Resolvi, então, pegar os momentos de transformação do samba”, conta.

Dividida em dois atos, a produção é composta de prólogo, abertura e mais 14 quadros que envolvem cerca de 70 músicas cantadas e outras 25 em formato de texto.

A narrativa é feita de forma quase cronológica e conta desde o registro de Pelo Telefone até a chegada do samba na avenida, com os desfiles de Carnaval. A trama passa pelo berço do samba, a Praça XI, os morros, a boemia e a malandragem carioca, o teatro de revista, o samba politizado e o subúrbio do Rio. Todos os grandes nomes do gênero são lembrados: Pixinguinha, Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, Donga, João da Baiana, Sinhô, Ismael, Tia Ciata, Francisco Alves, Carmen Miranda, Grande Otelo, Cartola, João Nogueira, Clara Nunes, Paulo Cesar Pinheiro, Noel Rosa, Chico Buarque, Billy Blanco, Martinho da Vila, o Cacique de Ramos, Jorge Aragão, Silas de Oliveira, Beth Carvalho, Paulinho da Viola e muitos outros.

Mesmo para quem não é fã do gênero, vale a pena conferir o musical para conhecer de perto um pouco mais da cultura brasileira. “O samba é a célula master da MPB. Bossa nova é samba. Dalva de Oliveira é samba. Antônio Maria, Chico Buarque, Castro Alves, a nata da MPB faz samba. Ele é o grande retrato do nosso País”, conclui Gasparani.

Sambra – O Musical – 100 anos de Samba - Theatro Net São Paulo (Shopping Vila Olímpia - Rua Olimpíadas, 360). Sextas e sábados 21h. Domingo às 19h. Ing.: R$ 25 a R$ www.theatronetsaopaulo.com.br e no www.ingressorapido.com.br. Mais informações: 4003-1212




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;