Memória Titulo Memória
Dona Myrthes, meio século depois...

Memória ganha um presente...

Ademir Medici
14/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Memória ganha um presente: a foto da funcionária pública federal Myrthes Montessanti Batista. Dona Myrthes recebeu a nossa página Memória no Dia das Mães. E se viu entre as colegas da Receita Federal nos anos 1960, dentro da série Semana Santo André, com acervo e entrevistas do advogado Wilson Joaquim Rodrigues.

Dona Myrthes se aposentou como auditora da Receita e quem armou esta surpresa foi sua filha, Ana Lu Montessanti, que envia a seguinte mensagem ao Diário On-Line:

Valorização

Texto: Ana Lu Montessanti

Vocês publicaram no dia 24 de abril, domingo, uma reportagem na página Memória sobre os funcionários da Receita Federal há 50 anos. Entre os funcionários está a minha mãe, dona Myrthes, ainda solteira.

Ela recebeu o jornal no Dia das Mães como uma recordação memorável. Hoje, aos 80 anos – completados em março – ela se sentiu honrada e nós ficamos muito felizes.

O mais interessante foi recordar e valorizar todo o seu esforço de mulher e mãe, mostrando que foi até o topo na Receita. Amamos, pois é um reconhecimento muito especial para quem lutou a vida inteira e, através de sua força e de seu estudo, venceu todos os obstáculos.

Também foi muito importante homenagear aquele grupo de funcionários, vários dos quais hoje falecidos.

As paisagens de um são-caetanense

Dia 16, segunda-feira, começa a 14ª Semana Nacional de Museus, que este ano terá como tema Museus e Paisagens Culturais. Segundo o Ibram (Instituto Nacional de Museus), 1.236 museus e instituições culturais brasileiras confirmaram participação.

O Museu Histórico Municipal de São Caetano será um deles e apresentará a exposição Paisagens com atividades de São Caetano no início do século 20, com telas de Felisberto De Nardi, pintor local.

De Nardi retrata paisagens e atividades dos moradores do núcleo de imigrantes italianos em São Caetano nas primeiras décadas do século 20.

A exposição será aberta dia 16 e prosseguirá até 31 de maio.

Endereço: Rua Maximiliano Lorenzini, 122, bairro Fundação.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 14 de maio de 1986 – ano 28, nº 6132

Manchete – Caixa Econômica Federal coloca à venda 16 mil imóveis

Comunicação – CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) usa fibra ótica para ampliar serviços.

Música – Zé Geraldo homenageia região no seu sexto LP. “Em todas as decisões que toma sobre sua carreira o cantor e compositor inclui o Grande ABC como uma espécie de talismã”, escreve o repórter Washington Luiz Araujo, que transcreve uma das letras do disco: “Nega, que magia é essa que paira no ar do ABC? Hoje é dia de encontro no Paço, eu vou mais você, na porta da fábrica, nos campos e becos. Semeando os caminhos, a consciência brota em qualquer jardim. Na hora da volta do jogo da troca, sem crise, sem mágoa, o suor do homem o faz maior.”

Em 14 de maio de...

1916 – Paróquia de São Bernardo realiza festa em louvor a São José.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: a preparação militar dos norte-americanos; grande manifestação em Washington; o exército aclamado.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários neste dia 14 de maio:

Abreu e Lima (PE), Acreúna (GO), Araguaiana (MT), Araguapaz (GO), Arenópolis (GO), Assis Brasil (AC), Augustinópolis (TO), Augusto Pestana (RS);

Cachoeira Dourada (GO), Cezarina (GO), Colmeia (TO), Condor (RS);

Doverlândia (GO);

Fátima (TO);

Indiara (GO), Itapissuma (PE);

Jardim (MS);

Manoel Urbano (AC), Minaçu (GO), Mirassol d’Oeste (MT), Mucugê (BA):

Ouricuri (PE);

Passos (MG);

Rio Sono (TO);

Santa Isabel (GO), Santo Antonio do Descoberto (GO), São Gabriel da Palha (ES), Seabra (BA), Senador Guiomard (AC), Sertânia (PE);

Ventania (PR), Vicente Dutra (RS).

Fonte: IBGE

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

- Vinte e quatro horas por dia no ar, com programas especiais aos finais de semana:

- Rádio Vitrola, sábados, 22h, com reprise aos domingos, 7h.

- Clássicos sertanejos, domingos, 6h.

- Momento Jovem Guarda – domingos, 10h, com reprise às 22h.

- Ao som de um bolero - domingos, 11h.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Serestas, serenatas e seresteiros – 4º programa da série. Milton Parron, produtor e apresentador, conta como será o programa:

- Falaremos da cantora Abelim Maria da Cunha. Ela nasceu em Macaé (RJ) em 1929 e, desde menina, cantava no coro de uma igreja Batista onde seu pai era pastor.

- Durante a juventude trabalhou em uma fábrica de lâmpadas e foi operária tecelã em uma indústria de tecidos, mas sempre quis ser cantora. Sonhava em ser uma estrela do disco e do rádio e por isso vivia participando de programas de calouros.

- Ocorre que o pai era contra por ser muito religioso e a fama de quem trabalhava em rádio não era das melhores naqueles tempos, razão pela qual ela inventou um nome para que seus familiares não a descobrissem cantando em programas de calouros.

- Assim começou a carreira de uma das maiores intérpretes brasileiras, que já gravou 115 discos, dos quais foram vendidas mais de 60 milhões de cópias. Já foi coroada rainha do rádio e recebeu dezenas de discos de ouro, platina e todos os prêmios importantes, que incluem Chico Viola, Roquette Pinto, APCA e muitos mais, sempre mantendo a obstinação, a humildade e até o nome artístico que carrega desde os tempos de adolescência, Angela Maria, a Sapoti.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Santos do Dia

- São Matias. O 13º apóstolo, pois foi eleito para ocupar o lugar de Judas Iscariotes no grupo dos 12.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Petronila de Moncel

- Maria Domingas Mazzarello 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;