Setecidades Titulo H1N1
Região não garante 2ª dose contra gripe
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
13/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que não receberam nenhuma dose da vacina contra a gripe em anos anteriores precisam ser imunizadas duas vezes, em um intervalo de 30 dias. Porém, o público que se encaixa nesse perfil não está conseguindo garantir a plena proteção contra a doença – principalmente o vírus H1N1 – em decorrência da falta de vacinas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de toda a região. O H1N1 já vitimou 12 pessoas no Grande ABC, sendo duas crianças: uma em Ribeirão Pires (de 10 meses) e uma em Santo André (de 3 anos). O término da campanha de vacinação ocorrerá no dia 20.

Em Diadema, a atendente da UBS Canhema é direta quando indagada se a unidade está disponibilizando a segunda dose da vacina. “Não tem para aplicar nem a primeira. Está em falta há duas semanas e não há previsão”, informou. Em São Bernardo, na UBS Caminho do Mar, o recepcionista surpreendeu-se quando questionado sobre o reforço da vacina nas crianças com faixa etária que integram o grupo de risco.”Duas doses? A nossa (unidade) é só uma”, disse.

A presidente da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Imunizações, Flávia Bravo, ressalta a necessidade da aplicação da segunda dose em crianças que não foram imunizadas contra a gripe em outra situação. “Na primeira vez que organismo infantil é estimulado à vacina, a resposta imune fica abaixo da desejada, por isso, as duas doses são necessárias para conseguir o anticorpo ideal”, explica. “Se há atraso na aplicação, também atrasa a proteção em uma época em que o vírus da gripe já está circulando.”

A Prefeitura de Diadema disse que o município ainda não recebeu vacinas para disponibilizar a segunda dose. A cidade imunizou 84,93%, do público-alvo.”

A administração de Mauá informou que não há previsão por parte da Secretaria de Estado da Saúde – que repassa as vacinas encaminhadas pelo governo federal – sobre remessa para a segunda dose das crianças. A Pasta estadual confirmou que não há nada previsto. Em território mauaense foram imunizadas com a primeira dose 26.055 crianças.

O Executivo de Ribeirão Pires afirmou que “o governo estadual informou à Secretaria de Saúde que está prevista mais uma entrega na segunda-feira”, mas a Pasta do Estado disse que a declaração não procede. O município salientou que atingiu 90% da vacinação do público infantil.

Em São Caetano, a Prefeitura informou que o estoque de vacinas está zerado e que hoje chegarão mais doses do Ministério da Saúde via Secretaria de Estado da Saúde.

Em Santo André, a Pasta responsável pela área afirmou que algumas UBSs já estão com o estoque baixo ou zerado. “A previsão de chegada de mais doses é na próxima segunda-feira, no fim da tarde”, disse, em nota. A expectativa de imunização com a segunda dose é de 6.997 crianças – 5.260 de 6 meses a menores de 2 anos e 1.737 de 2 anos a menores de 5 anos. As Prefeituras de São Bernardo e Rio Grande da Serra não retornaram as informações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;