Economia Titulo
Mercado de segurança privada já faturou R$ 2 bi
Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
31/08/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Dois bilhões. Este é o valor que o mercado de segurança privada atingiu nesse primeiro semestre do ano. Com o constante crescimento do seto, especialistas apostam em uma evolução de mais 20% até o final de 2008.

"Essa expansão está diretamente ligada ao aumento da violência urbana, principalmente em condomínios, que passaram a ser alvos de bandidos", explica Fernando Moreira, gerente da Instalarme, empresa de segurança privada que contabiliza 10% de clientes no Grande ABC.

"O número de pessoas que procura nossos serviços só tem aumentado, principalmente de residências. Hoje em dia, é raro um condomínio não possuir um sistema de segurança, seja algo simples como um alarme ou mais sofisticado como um sistema de monitoramento de imagems à distância", conclui.

A maioria das empresas comerciais apenas aprimora o sistema de segurança, já que, nesse setor, para garantir maior segurança é necessário estar atualizado com as novas tecnologias.

Números - Dados da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica) mostram que a utilização de sistemas de segurança são eficientes para o consumidor.

As estatísticas defendem que a cada 100 tentativas de furtos em estabelecimentos com sistemas de alarme, sejam unidades comerciais ou residenciais, em 94% dos casos essas tentativas são fracassadas.

O brasileiro, no entanto, ainda não se acostumou com o uso constante desses equipamentos. A entidade diz que 95% dos alarmes são acionados pelos próprios clientes, sem que estejam em situações de perigo, o que demonstra a necessidade de cuidados no uso dos sistemas.

"A quantidade de bens roubados em estabelecimentos sem alarmes é dez vezes maior que as lojas que dispõem de segurança", conta o diretor de comunicação da ABESE, Oswaldo Oggiam Júnior.

Dados - Mais de 3 milhões de imóveis comerciais e residenciais em todo o Brasil já contam com dispositivos básicos de segurança eletrônica. Para a Abese, este número é baixo, visto que o Brasil tem 49,1 milhões de imóveis, nas contas do IBGE (Isntituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Abese estima que ao menos a metade dos condomínios existentes na cidade de São Paulo conta com algum tipo de sistema de proteção eletrônica instalado e que, na última década, houve um crescimento no setor de 12% ao ano.

"A perspectiva é que o mercado só continue a evoluir, com equipamentos cada vez mais sofisticados e que inibam a ação de bandidos", encerra Moreira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;