Nacional Titulo
Universidades do Rio em greve retornam às aulas nesta segunda
Da Agência Brasil
01/01/2006 | 16:36
Compartilhar notícia


Depois da greve de mais de 100 dias das universidades federais, as duas instituições do Rio que aderiram à paralisação nacional, UFF (Universidade Federal Fluminense) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, anunciaram seu calendário de reposição de aulas. Segundo a reitoria das duas instituições, o segundo semestre de 2005 não será perdido e o calendário acadêmico será normalizado no ano de 2007.

Na UFF, universidade que tem 51 cursos de graduação e cerca de 30 mil alunos, as aulas do segundo período de 2005 serão retomadas nesta segunda-feira e se estendem até 30 de março. "Aí, nós completamos os 100 dias letivos", afirmou o reitor da universidade Cícero Rodrigues.

O primeiro período de 2006 começa em 17 de abril e termina em agosto. Já o segundo período começa naquele mês e se estende até 8 de janeiro de 2007. Por isso, segundo Rodrigues, será possível iniciar o período letivo de 2007 normalmente em março.

Já a Universidade Rural, que tem 22 cursos e seis mil estudantes, fará a reposição do segundo semestre de 2005 entre 17 de janeiro e 17 de maio, segundo a vice-reitora da instituição, Ana Dantas Soares. Os dois períodos de 2006 devem acontecer entre o início de junho deste ano e o início de 2007.

"Vamos tentando, da melhor forma possível, fazer um encaixe para que a gente comece a regularizar a partir de março de 2007", explicou a vice-reitora, acrescentando que o primeiro período de 2007 deverá começar no final de março.

A greve das universidades federais parou parte das atividades de 39 instituições de ensino em todo o país, entre os meses de setembro e dezembro. Os professores pararam por 109 dias, exigindo do governo federal um reajuste salarial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;