Cultura & Lazer Titulo
Cabo-verdianos convidam para festa
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
12/08/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Sodade. Título de uma das músicas mais populares de Cesária Évora e estado em que se sente falta de algo que já passou ou está muito longe. Para a comunidade cabo-verdiana da região, composta por mais de 400 patrícios da cantora, a palavra em crioulo passa a não fazer sentido, tamanha a ligação cultural que mantêm com a terra natal. Neste domingo, o Grupo Cultural apresenta danças típicas no Cesa da Vila Sá, em Santo André.

Assim como o Brasil, a influência do continente africano tornou o arquipélago – formado por 10 ilhas –, rico em ritmos contagiantes. “Os mais populares são a morna, espécie de samba-canção; e a coladeira, mais acelerado e alegre”, conta José Augusto do Rosário, 47 anos, cabo-verdiano radicado no Brasil há 44.

Além dos sons do continente, a cultura das ilhas localizadas ao Norte foi bastante influenciada pelos europeus. “A mazurca e a contradança são herança dos judeus fugidos da Inquisição e da marselhesa dos franceses, respectivamente”, conta Rosário, presidente da Associação Cabo-verdiana do Brasil, e cavaquinista em um grupo que mantém as tradições do país.

A música tupiniquim também marcou presença na formação da identidade cultural do arquipélago, que foi colônia portuguesa até 1975. “O meio-tom nas mudanças de acorde são das canções brasileiras. Como o país era entreposto de escravos, os navios brasileiros sempre paravam lá”, explica Rosário.

Após a Independência, a africanidade pôde ser resgatada. “Antes, muitas das manifestações de nossas raízes eram proibidas”, conta Rosário.

Danças - As danças mais tradicionais são o kola e o batuko, marcadas pelo ritmo dos tambores, na maior parte das vezes tradicional. “A primeira pode ser dançada por casais e consiste em encostar levemente o corpo no outro. A segunda, é exclusiva das mulheres e é necessário mexer bem o quadril”, explica Lucialina Maria dos Reis, a Lutcha, irmã de Rosário e folclorista.

O grupo costuma se apresentar em diversos festivais de folclore ou cultura africana. Descalças, as mulheres usam lenços nas cabeças, saias longas e rodadas. Lutcha contextualiza e apresenta os passos. O grupo tem ainda mais 16 integrantes, incluindo Maria Ana Silva Brito, mãe de José Augusto e de Lutcha.

Dança Tradicional de Cabo Verde – Neste domingo, às 14h30, no Cesa Vila Sá (av. Nova York, s/nº, tel.: 4997-7557), Santo André. Entrada franca.

Curiosidades

Dos imigrantes em Santo André, quase a totalidade é composta por oriundos da ilha de São Nicolau, predominantemente agrícola;

O crioulo, língua nacional (que caracteriza o povo) de Cabo Verde é a mistura de 70% de português arcaico e 30% de dialetos africanos, como mandinga, banta e uolofe;

A culinária tradicional tem como principal prato a cachupa, espécie de feijoada feita com milho de canjica, dois tipos de feijão (que pode ser o verde) e carnes suínas. Os acompanhamentos são mandioca, batata doce e couve;

Assim como para os portugueses, o principal peixe é o bacalhau, em Cabo Verde, sobretudo na Ilha de São Nicolau. O eleito do mar é o atum;

No café-da-manhã e para lanches, o alimento mais comum é o cuscuz doce, feito com farinhas de milho e mandioca e açúcar;

A cachaça cabo-verdiana é conhecida como grogue;

A música contemporânea cabo-verdiana agregou recentemente o zouk – ritmo caribenho – entre as febres. Assim como há algum tempo era a cumbia.

Fonte: Lutcha Reis e José Augusto do Rosário



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;