Setecidades Titulo Educação
Escola preparatória de Mauá inicia aulas

Prefeito Donisete Braga falou com aos 380 estudantes da turma e destacou investimentos

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
08/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC:


Na aula inaugural da sétima turma da Escola Preparatória da UFABC (Universidade Federal do ABC), 380 alunos iniciaram os estudos ontem, em Mauá. No ano passado, dois estudantes foram aprovados em Medicina em universidades federais e 131 ingressaram no Ensino Superior, 90 deles em instituições públicas.

Os estudantes, que também recebem material escolar, podem optar pelo período matutino ou vespertino. A primeira turma teve 160 alunos, número que cresceu para 240 em 2014 e 328 no ano passado.

O prefeito Donisete Braga (PT) participou do evento e respondeu perguntas dos alunos. Os questionamentos variaram de passe escolar para estudantes, que já chega a 25 mil cadastrados, a operações contra enchentes e Segurança pública. Donisete destacou os investimentos voltados para o jovem como uma das prioridades, entre elas as obras do CEU (Centro Educacional Unificado) da Educação no Parque das Américas, do Parque da Juventude e a entrega da Casa do Hip Hop.

“Mauá é uma cidade jovem, com 61 anos, e que tem aproximadamente 130 mil moradores na faixa dos 15 aos 19 anos. Por isso temos essa preocupação com obras direcionadas para esse público”, afirmou.

Ao todo, 650 jovens prestaram a prova formulada pela UFABC, que selecionou os 380 melhores. O prefeito destacou que essa aprovação é importante para o futuro profissional dos jovens. “ O município dá um passo gigantesco para diminuir a distância entre o Ensino Médio e a instituição universitária. Certamente estamos possibilitando oportunidades para que os pais e mães deles, que não tiveram essa oportunidade porque precisaram trabalhar e não podiam estudar, se orgulhem”, destacou.

O curso, que é uma parceria entre a universidade e a Prefeitura, também vai atender os professores. Profissionais dos ensinos Fundamental e Médio poderão ter aulas de graduação nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância para complemento da formação. Também está prevista a abertura de curso de mestrado destinado aos educadores da rede.

“Era um compromisso que tínhamos assumido na campanha eleitoral e que a gente já queria ter feito anteriormente. Algumas coisas impediram, como o atraso das obras da universidade no município, mas estão organizando o cronograma e os professores começam a ser beneficiados ainda neste ano. É muito importante, porque a universidade é uma das instituições mais consolidadas”, disse Donisete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;