Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Finanças são destaque em ação social


Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

25/05/2006 | 08:00


O Diário do Grande ABC nos Bairros, ação social do Diário com apoio da Prefeitura de Rio Grande da Serra, Instituto Embelleze e a Congaz, com patrocínio das Casas Bahia e a Universidade Metodista de São Paulo, dará aos munícipes de Rio Grande a chance da tirar dúvidas sobre a cobrança de taxas e impostos municipais sem precisar recorrer ao posto de atendimento da Secretaria de Finanças. A ação ocorre neste domingo, dia 28, a partir das 8h, na Emei Raquel Silveira Monteiro, conhecida como Emei Central.

O munícipe poderá, por exemplo, obter informações sobre sua dívida com a administração municipal, planejar o parcelamento do montante devido para, já na segunda- feira, iniciar a quitação.

A Prefeitura entende que, muitas vezes, o cidadão não tem tempo de se dirigir ao posto de atendimento da Secretaria, instalado dentro da sede da administração municipal. Por isso, a estrutura do posto será transferida para o estande instalado no colégio, já que não é possível prestar informações tributárias específicas a cada cidadão sem o sistema de cobranças da Prefeitura. Os computadores e a equipe técnica ficarão até o fim do evento à disposição da população. “Por dia, atendemos mais ou menos 30 pessoas aqui. No domingo, esperamos atender mais de 100 lá na escola”, diz a diretora do Departamento de Finanças da Prefeitura, Marlene Nunes dos Santos Oliveira.

Com essa migração para a Emei Central, a capacidade de atendimento na ação social será a mesma da encontrada no Departamento de Finanças. “A única coisa que não será possível é a emissão de boletos, porque o evento será no domingo e não haverá bancos abertos para receber o recolhimento”, explica a diretora Marlene. Se não fosse por esse detalhe, seria possível parcelar a dívida ainda durante a ação social.

No posto será possível ainda receber instruções gerais sobre alíquotas dos impostos e haverá tira-dúvidas para todos os serviços. Os atendentes orientarão o contribuinte a parcelar os débitos e quitar a dívida ativa no fórum.

Mas os serviços não serão só de informação e orientação. O munícipe pode executar algumas tarefas, como a atualização no cadastro de contribuintes do no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), cobrado de residências e salões comerciais, e no ISS (Imposto Sobre Serviços), cobrado das empresas. Essas atividades serão feitas na hora.

Dinheiro – Não são só as pessoas que precisam quitar débitos municipais que terão atenção no Diário do Grande ABC nos Bairros deste domingo. A Prefeitura está preparando também um estande do Banco do Povo, programa de microcrédito para pequenos empreendedores. Assim como no atendimento do Departamento de Finanças, o munícipe terá informações para obter uma linha de crédito do programa. Outro estande que pode mexer no bolso dos moradores de Rio Grande será o do Procon, para prestar informações ligadas à defesa do consumidor. A ação social de Rio Grande está prevista para ocorrer até as 16h.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;