Política Titulo Mauá
Donisete tira Helcio da Hurbam para abrigar Pros

Ex-vice-prefeito de Mauá assumirá Relações Institucionais; atual secretário da Pasta será transferido para Comunicação

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
08/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), fará daqui duas semanas a sexta mudança no secretariado visando abrigar partidos para garantir apoio ao seu projeto à reeleição, desta vez o Pros. O petista prepara remanejar nos próximos dias o ex-vice-prefeito Helcio Silva (PT) da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá) para o comando da Secretaria de Relações Institucionais - a autarquia será oferecida ao Pros. O atual chefe da Pasta, José Afonso, será alocado no setor de Comunicação, hoje sob a gerência de José Elídio Moreira, que se dedicará à pré-campanha de Donisete.

Oficialmente, o Pros ainda não indicou nome para integrar o primeiro escalão. Na Câmara, o partido conta com dois representantes: Edgard Grecco e Severino do MSTU, mas o primeiro está de malas prontas para o PSDB, sigla pela qual deve disputar a reeleição para apoiar candidatura de oposição a Donisete.

Ontem, o prefeito oficializou o ingresso do PTB no governo. O partido, que já integra a base governista na Câmara (com os vereadores Eugênio Rufino e Ricardinho da Enfermagem), indicou Luiz Carlos Perlatti para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele substitui Aldo Cursino (PT), que foi transferido para o segundo escalão da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá).

Com a entrada do Pros na gestão, Donisete já contabiliza pelo menos seis partidos propensos a apoiar sua candidatura à reeleição em outubro. O chefe do Executivo já garantiu adesão do PTdoB, quando alçou o ex-prefeiturável Chiquinho do Zaíra ao comando da Secretaria de Planejamento Urbano, do PRB, entregando a chefia da Pasta de Esportes, do PDT (assumiu Trabalho e Renda) e do PSB, que já estava à frente das secretarias de Habitação e de Segurança Pública e, recentemente, herdou cadeira do petista Paulo Suares, que se licenciou do Legislativo para administrar a Sama.

Donisete evitou atrelar as mudanças no secretariado às negociações em torno da campanha eleitoral, porém, comemorou a ida dos aliados ao Paço. “O ruim é quando ninguém quer ficar do seu lado. Mas nós temos um calendário a ser cumprido. Temos muitas definições para ocorrer entre janeiro e abril, até porque tem a janela (partidária, que permitirá que deputados e vereadores troquem de partido sem correr o risco de perder o mandato). Acho que todos os partidos que já fazem parte da nossa base e que poderão vir certamente vão discutir calendário eleitoral.”

PTB garante apoio mesmo sem vaga de vice

Oficializado ontem no governo do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), o PTB garantiu que apoiará o projeto de reeleição do petista mesmo se não for contemplado com a vaga de vice.

“O PTB vem (para o governo) numa somatória, não para impor algo. Aliás, nem podemos exigir nada. Nós oferecemos aquilo que nós temos e o prefeito é que vai analisar”, discorreu o presidente municipal do PTB, vereador Eugênio Rufino.

O parlamentar ressaltou que a legenda vislumbra lançar candidaturas a prefeito e a vice em várias cidades do Estado. Em 2012, os petebistas de Mauá apostaram na candidatura de Irmão Ozelito (hoje no Solidariedade).

Nas outras cidades do Grande ABC, a legenda também idealiza encabeçar chapas ou indicar candidatos a vice. Em Santo André, o PTB fala em lançar o vereador Luiz Zacarias (PTB) à sucessão do prefeito Carlos Grana (PT). Entretanto, o diretório andreense cogita, nos bastidores, abrir mão de lançar nome próprio para selar aliança com outros nomes da oposição a fim de não diluir votos e triunfar sobre o chefe do Executivo em outubro. Já em São Bernardo, o partido fechou com o deputado federal Alex Manente (PPS), podendo emplacar o ex-vereador Admir Ferro (PTB) na vice. Na disputa de São Caetano, o partido fala em apoiar a reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), enquanto que em Diadema a sigla rompeu com o prefeito Lauro Michels (PV) e apoiará o PT.

Na corrida em Ribeirão Pires, o PTB filiou o vereador Gabriel Roncon para ser vice do ex-prefeito de Rio Grande da Serra Adler Kiko Teixeira (PSB). Em Rio Grande, os petebistas analisam se apoiarão a candidatura à reeleição do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;