Memória Titulo História
Feliz Ano Novo...
Ademir Medici
01/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Desejo a você

Fruto do mato,

Cheiro de jardim,

Namoro no portão,

Domingo sem chuva,

Segunda sem mau humor,

Sábado com seu amor,

Filme do Carlitos,

Chope com amigos,

Crônica de Rubem Braga,

Viver sem inimigos,

Filme antigo na TV,

(...)

“Desejos”, Carlos Drummond de Andrade


 

Cresce a agenda da Memória do Grande ABC. O leitor mais atento observa que na seção dedicada aos fatos do dia temos privilegiado as datas com finais redondos, já que não haveria espaço para todas as efemérides.

Assim, em 2015, as datas destacadas geralmente tinham os finais 0 e 5; em 2016, buscaremos as datas com finais 1 e 6. Ou seja: de cinco em cinco anos, desfilamos os acontecimentos compilados com esses finais de numerais, com destaque para os ocorridos no Grande ABC - e uma boa parte enviada pelos leitores.

Claro que os grandes acontecimentos nacionais e internacionais também serão lembrados, na medida do possível, mesmo que discretamente. E há fatos locais, com datas não redondas, que precisam ser sempre acentuados. São as chamadas exceções de praxe.

Uma delas: Memória lembrará sempre o 1889, pois é quando ocorre a criação do primeiro município do Grande ABC, o de São Bernardo.

Outro ano: 1910, referente à criação do Distrito de Santo André.

Mais um caso: 1553, da oficialização da Vila de Santo André da Borda do Campo.

E assim por diante.

Pois hoje começa 2016. Retornamos a 1916, para eleger a ilustração daquele ano, no caso o medicamento Vidalon, para crianças e contra as cólicas das mulheres.

Outro salto, para 1931 - 85 anos atrás - e aqui as opções publicitárias são maiores, com a Companhia City - com influência imobiliária nos anos seguintes no Grande ABC - e a moda do Mappin Stores e seus chapéus femininos e as "graciosas roupinhas" da Casa Alemã.

Das mensagens recebidas em 2015, destacamos o cartão da Fundação Pró-Memória de São Caetano, a quem Memória ficou devendo falar do numero 16 da Revista Raízes e da agenda 2016, sempre tão útil às efemérides nossas de cada dia, para este ano desde que com finais 1 e 6.

Leitor amigo, feliz Ano Novo.


 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 1º de janeiro de 2016 - ano 28, nº 6021

Manchete – Prefeitos tomam posse hoje em 201 municípios, entre eles 25 eleitos para as capitais. Em São Paulo, Jânio Quadros substitui Mário Covas, que administrou São Paulo por 1.000 dias.

Comportamento– Nas ruas, um tímido adeus ao ano velho.

Grande ABC – Impotentes, municípios esperam enchentes.


 

Em 1º de janeiro de...

1916 – Realizado em Santo André leilão de prendas em benefício da Igreja Matriz.

Em São Paulo, é realizada a cerimônia de bênção da capela Nossa Senhora Achiropita, na Rua Treze de Maio, Paróquia da Bela Vista.

1906 – Passa a vigorar, em Paranapiacaba, o regulamento para o Serviço das Serras.

1931 – O São Caetano EC joga amistosamente, em seu campo, com o Germânia, da principal divisão do futebol paulista. Não temos o resultado do jogo, mas gravamos o depoimento de Ettore Dal''Mas sobre aquela partida:

"Para o jogo, a diretoria solicitou ao meu pai que oferecesse uma taça. Foi comprada uma taça grande, que recebeu o nome de Taça Ítalo, nome do meu irmão mais novo. E o Germânia levou a taça embora".

Felício Arsufi nasce em São Bernardo. Ele descende de uma das famílias fundadoras do Núcleo Colonial de São Bernardo, no século 19.

1946 – Com o nome de Anchieta Atlético Clube, é fundado, em São Bernardo, o Riacho Grande, clube de futebol campeão da cidade em 1996.

1961 – A Praça Lauro Gomes, em São Bernardo, recebe novos bancos de concreto, oferta do comércio, indústria e famílias de São Bernardo.

Rádio Independência, de São Bernardo, inaugura suas novas instalações, à Rua Marechal Deodoro, 672.

Efetuado o primeiro sepultamento no Cemitério Municipal de Diadema: dona Lázara Queiroz de Lima.


 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Uru, na região de Bauru. Elevado a município em 1954, quando se separa de Pirajuí.


 

Hoje

Dia Mundial da Paz

Dia da Fraternidade Universal

Dia do Município


 

Santos do Dia

São Fulgêncio (África, Cartago, 465 - Ruspe 533). Lutou contra os hereges arianos. Escreveu obras. Pregou a caridade como o caminho que conduz ao céu.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Maria

Almáquio

Odilão




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;