Economia Titulo
EUA: crescimento econômico do quarto trimestre fica em 3,8%
Da AFP
30/03/2005 | 14:48
Compartilhar notícia


O índice de crescimento da economia americana ficou em 3,8% no quarto trimestre de 2004, como o estimado pelo governo, refletindo o papel fundamental do consumo e da recuperação da confiança nas empresas, indicou o Departamento de Comércio.

Esta última revisão do PIB (Produto Interno Bruto) destaca um nível ligeiramente inferior ao das previsões dos analistas, que falavam em 4% de crescimento, o mesmo índice do terceiro trimestre.

Para o total do ano passado, o Departamento de Comércio manteve sua estimativa de crescimento de 4,4%, contra os 3% de 2003.

Os analistas coincidem em que esta alta, a mais pronunciada desde 1999, assinala uma recuperação da economia americana depois de vários anos de incertezas. Os mercados quase não reagiram a este índice, que se baseia em dados coletados entre outubro e dezembro. Esta estabilidade pode ser explicada pelo fato de o Departamento de Comércio ter feito apenas pequenos ajustes.

"Pequenas revisões para cima das exportações e compra de bens duráveis pelos consumidores foram equilibradas por uma revisão para baixo dos estoques das empresas", explicou o Departamento de Comércio.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;