Cultura & Lazer Titulo
Como nasce uma canção
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
13/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Como nasce uma composição? De que maneira artistas consagrados tiveram o primeiro contato com a música? Em clima intimista, essas e outras perguntas são respondidas por compositores renomados no segundo volume da série de DVDs "Zoombido - Para se Fazer uma Canção" (Biscoito Fino, R$ 46, em média).

Extraído do programa homônimo apresentado pelo cantor e compositor Moska e dirigido pelo uruguaio Pablo Casacuberta no Canal Brasil, o vídeo traz entrevistas com Frejat, Nando Reis, Leoni, Zélia Duncan, George Israel, Toni Garrido, e André Abujamra. Descalços e sentados em banquinhos, os participantes conversam e interpretam suas criações acompanhados pelo entrevistador, como se estivessem em sarau na sala da própria casa.

Entre um número musical e outro, Moska produz fotografias dos artistas por trás de tijolo de vidro, o que resulta em interessantes imagens distorcidas.

A intimidade entre o apresentador e os entrevistados é o principal trunfo da atração, que também ganhou registro em CD (R$ 32, em média). Nando Reis, por exemplo, fala abertamente sobre os efeitos que as drogas tiveram em seu processo criativo e quando teve de abrir mão desse artifício para continuar compondo.

"Fiz muitas músicas em estado alterado de consciência. Durante muito tempo foi produtivo, mas só reforçou a ideia de que esse processo era quase mágico, o que foi uma ilusão. De certa maneira, tenho personalidade um pouco obsessiva", confidencia o ex-titã.

Abujamra compõe desde criança e não precisa de instrumentos para escrever canções. "Fiz 99% das minhas composições no avião ou na rua conversando com o pipoqueiro. Componho com a cabeça."

Frejat fala sobre a paixão pela Jovem Guarda na infância, a relação com a guitarra e a intensa parceria com Cazuza, homenageado no clássico "O Poeta Está Vivo", um dos sucessos que o cantor interpreta em Zoombido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;