Internacional Titulo
Abjasia: libertado um refém, segundo missao da ONU
Por Do Diário do Grande ABC
03/06/2000 | 13:51
Compartilhar notícia


As cinco pessoas desaparecidas na república independentista georgiana de Abjasia (Leste do Mar Negro), entre elas dois observadores da ONU, foram tomadas como reféns e uma delas posta em liberdade este sábado, anunciou uma fonte da missao de observadores militares da ONU.

O refém libertado, Ismail Zadé, está agora em Sujumi, capital da Abjasia. As outras quatro pessoas - dois dinamarqueses, um britânico e um intérprete da Abjasia - continuam retidas por um grupo armado nas montanhas.

A regiao autônoma da Abjasia proclamou unilateralmente sua independência da Geórgia em 1992. Em seguida, foi deflagrada uma guerra civil que, graças ao apoio oficioso da Rússia, resultou na vitória dos independentistas no outono de 1993, após um ano de combates, com um saldo de 7.000 mortos.

A maioria dos habitantes da regiao é muçulmana, enquanto que no restante da Geórgia, a maioria é ortodoxa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;