Setecidades Titulo
Mais um supermercado recebe auto de infração da Vigilância
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
20/01/2006 | 08:11
Compartilhar notícia


O supermercado Carrefour da avenida dos Estados, em Santo André, recebeu nesta quinta pela manhã visita de fiscalização da Vigilância Sanitária do município e teve que inutilizar dez caixas de pizza e dez peças de mortadela. Segundo o órgão, os alimentos estavam em temperatura ambiente, quando deveriam estar refrigerados. “Os próprios responsáveis pelo supermercado se propuseram a inutilizar os produtos”, explicou Roseane Fernandes, agente de saúde da Vigilância.

Além disso, o estabelecimento teve que trocar todas as peças de carnes que estavam em bandejas dentro de três ilhas de refrigerados. Carnes bovinas e de aves não estavam expostas em temperatura adequada, segundo o órgão. “O frango caipira devia estar em 4 graus mas estava em 11,4 graus”, afirmou Eliana Satie, outra agente que participou da blitz. Os alimentos não foram inutilizados, mas a Vigilância pediu para que fosse diminuído o prazo de validade de três para um dia, isto é, valem até hoje.

O supermercado recebeu auto de infração e pode ser multado, pelo fato de ser reincidente. “Em novembro do ano passado, cerca de três carrinhos com carnes congeladas foram inutilizadas”, conta Roseane. A multa varia de 500 a um milhão de FMP (Fator Monetário Padrão), mas o supermercado pode recorrer. O local foi visitado depois de a Vigilância receber queixa referente a uma carne moída comprada no local que apresentava mau cheiro.

A direção do Carrefour Oratório informou que atendeu todas as solicitações da Vigilância e disse que nenhum dos produtos estava fora do prazo de validade. Afirmou também que o açougue da loja segue as normas fixadas pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado. A Direção de Segurança Alimentar da rede disse ter comunicado o fato para as autoridades estaduais. Ainda segundo o Carrefour, foi definido, junto com as autoridades municipais, novos procedimentos para a exposição dos produtos. Representantes do supermercado estiveram na reunião promovida pela Vigilância na última sexta-feira que abordou, entre outros assuntos, a conservação de carnes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;