Setecidades Titulo
Milhares de pessoas celebram a Páscoa
Rodrigo Bruder
Do Diário do Grande ABC
22/03/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Milhares de católicos participaram ontem de missas especiais por toda a região para lembrar a Sexta-Feira da Paixão, que remete à via-sacra de Jesus Cristo. Segundo os fiéis, essa celebração representa a purificação dos pecados e a salvação por meio da ressurreição de Cristo.

 A grande maioria das paróquias e igrejas ficaram lotadas por praticamente todo o dia. Para o padre Giusepe Bortolato, da Igreja Matriz de São Bernardo, este é um momento especial para os cristãos, porém, a atitude de devoção e reflexão acerca da vida deveria ser uma ação diária. “O verdadeiro espírito desta data deve guiar as nossas atitudes todos os dias da semana”, adverte o pároco.

 A liturgia das missas realizadas na Semana Santa é essencialmente pautada pelas passagens bíblicas que tratam do julgamento, morte e ressurreição de Cristo. “Este é um momento especial, no qual relembramos a salvação em Cristo, mas acho que devemos seguir uma vida pautada pelo evangelho, todos os dias”, observa a advogada Vanessa Klimke Lorenzini, 35 anos, enquanto seguia a leitura da Paixão do Senhor na Paróquia do Carmo, em Santo André.

 As graças pretendidas pelos fiéis também são postas em orações nessa semana de festividades, que começou no último domingo, com a celebração do Domingo de Ramos. De acordo com os religiosos, essa data simboliza a entrada de Cristo em Jerusalém, cidade na qual ele teria sido julgado, açoitado e crucificado.

 O ponto alto das cerimônias foi a encenação da via-sacra. São representações que aludem ao momento no qual Jesus, após ser sentenciado à morte, caminha carregando a cruz nas costas em direção ao calvário.

 Em Santo André, desde as 18h30, o Grupo Palavra Viva provocou emoções a centenas de fiéis que compareceram e lotaram a Praça Presidente Vargas, da Igreja Matriz de Santo André.

 O momento de reflexão encerra-se amanhã, quando os religiosos celebram a Páscoa, que, em hebraico significa passagem.

 Para o pastor evangélico Ricardo Zafra, 38 anos, este é um momento importante para todos os cristãos. “Esta data remete à passagem de Cristo e seus ensinamentos. Sua morte e ressurreição significam vida nova”, observa.

 As programações especiais se estendem pelo domingo. Às 6h, a paróquia São Judas Tadeu, em Santo André, promoverá a procissão de Jesus Ressuscitado.

 A partir das 7h, é celebrada a missa de Páscoa em todas as paróquias do Grande ABC.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;