Política Titulo
Diário do Grande ABC prepara Conselho Editorial
Por Do Diário do Grande ABC
21/11/2004 | 11:31
Compartilhar notícia


O Diário do Grande ABC começa a selecionar a partir desta semana os membros do Conselho Editorial. A instância integra o Planejamento Estratégico Editorial aplicado desde julho último e cuja primeira fase se estenderá até o cinqüentenário do jornal, em 2008. Para o diretor de redação, Daniel Lima, a formação de um grupo de colaboradores, especialistas em diferentes áreas de atividades no Grande ABC, permitirá ao jornal elevar o grau de qualificação de informações e consolidará ainda mais o conceito de regionalidade no bojo da metropolização da qual fazem parte os sete municípios da região.

O Conselho Editorial do Diário vai diferir de modelos conhecidos porque não será análogo à reserva exclusiva de postos aos próprios executivos e acionistas da empresa nem tampouco a representantes da comunidade definidos por critérios que reproduzam o perfil socioeconômico dos leitores. A novidade do Diário é que o Conselho Editorial será a multiplicação de conhecimentos de especialistas em diferentes atividades. Uma das condições para integrar o organismo é que os membros tenham efetivo enraizamento regional.

A previsão é de cada conselheiro ter mandato de 12 meses a partir da posse, com possibilidade de renovação por período subseqüente de tantos 12 meses quantos forem necessários. Um dos pontos que determinarão a renovação do mandato dos conselheiros é o grau de efetividade, entendido como a associação de assiduidade participativa e adensamento de conteúdo.

Reuniões mensais – A projeção é de que o Conselho Editorial vai se reunir a cada 30 dias. Um núcleo de pelo menos 10 temários que envolvam a regionalidade do Grande ABC em diferentes dimensões será priorizado numa primeira etapa de encontros com os conselheiros. “Nossa expectativa é de que poderemos transpor regularmente para as páginas do jornal, em última instância para abastecer a fome de informação dos leitores, uma variedade de artigos e informações de membros do Conselho Editorial. Além disso, os encontros mensais permitirão a socialização de questões essenciais para o desenvolvimento econômico e social do Grande ABC”, afirma Daniel Lima.

Os membros do Conselho Editorial do Diário constarão oficialmente do expediente do jornal. Haverá espaço também para convidados cuja participação permitirá maior produtividade nos encontros mensais. Um exemplo é a possibilidade de um temário como o trecho sul do Rodoanel, potencialmente favorável à reestruturação industrial do Grande ABC, contar com especialista para debater com os membros do Conselho Editorial.

A perspectiva traçada pelo Planejamento Estratégico Editorial do Diário incentivará a realização dos encontros mensais do Conselho Editorial como ampla janela para a inserção dos problemas metropolitanos que atingem diretamente os municípios da região. “A diversidade dos integrantes do Conselho Editorial será peça chave de um mosaico de integração regional e contribuirá grandemente para fazer emergir o senso de regionalidade que nos falta”, afirma o diretor de redação do Diário, autor de dois livros sobre o assunto, ‘Complexo de Gata Borralheira’ e ‘República Republiqueta’.

A direção de redação do Diário acredita que o formato do Conselho Editorial revolucionará as relações do jornal com a comunidade, na medida em que tornará mais constante e profícuo o relacionamento do próprio quadro de jornalistas da publicação com os especialistas convidados e estes, por sua vez, finalmente encontrarão com regularidade um canal de expressão de conhecimentos.

Preparado em março deste ano, e aplicado desde julho, o Planejamento Estratégico Editorial é um projeto inicialmente voltado para o cinqüentenário, que o Diário comemorará em 2008. O processo está centralmente relacionado à prioridade de a publicação envolver-se fortemente com a comunidade tecnicamente mais expressiva em suas respectivas especialidades para disseminar conceitos de cooperativismo, regionalismo e metropolização.

Pelo menos três dezenas de especialidades contarão com pelo menos um profissional nos quadros do Conselho Editorial. Atividades como ambientalismo, urbanismo, química, petroquímica, plástico, cosmético, judiciário, saúde, educação, esporte, legislativo, administração pública, carga tributária, entre outras, contarão com representantes.

O Diário vai convidar para o Conselho Editorial vários membros do Conselho do Leitor, experiência de extroversão editorial que se encerrou em outubro último.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;