Internacional Titulo
Assembleía da Polinésia Francesa elege novo presidente
Por Da AFP
27/12/2006 | 09:15
Compartilhar notícia


O autonomista Gaston Tong Sang, 57 anos, foi eleito presidente da Polinésia Francesa pela Assembléia deste arquipélago do sul do Pacífico, em sucessão ao separatista Oscar Temaru, objeto de uma moção de censura no dia 13 de dezembro.

Tong Sang, um polinésio de origem chinesa, recebeu 31 dos 57 votos dos deputados da Assembléia no segundo turno da votação, contra 26 para Temaru.

Prefeito de Bora Bora, Tong Sang assumiu a liderança da ala autonomista polinésia no lugar de Gaston Flosse, senador e membro do partido conservador UMP, que governa a França, que dirigiu a Polinésia durante 20 anos.

Temaru considerou a eleição um "golpe de Estado" e "assunto teledirigido a partir de Paris", numa referência implícita ao presidente francês, Jacques Chirac, amigo pessoal de Gaston Flosse.

O novo presidente é conhecido pelos taitianos como Gaston "Iti" (o pequeno), em referência a Gaston Flosse, chamado de Gaston "Nui" (o grande).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;