Setecidades Titulo Saúde
Cresce incidência de doenças respiratórias
Nelson Donato
Do Diário do Grande ABC
28/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O inverno traz com ele tempo propício para o aumento dos casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. Com apenas uma semana da chegada da estação mais fria do ano, as prefeituras de Santo André e São Caetano já se preparam para o aumento da demanda de atendimentos do tipo nas unidades de Saúde locais. As demais cidades não se manifestaram.

Em Santo André, desde o início do ano houve crescimento de 65% no número de casos de doenças respiratórias. Como medida preventiva, a cidade aponta a campanha de vacinação contra a gripe.

Segundo São Caetano, o maior acréscimo em atendimentos do tipo ocorre no início de julho. Ainda conforme o Executivo, no inverno há aumento da demanda espontânea (consultas não agendadas, de ‘encaixe’) nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de aproximadamente 10% em relação ao restante do ano, em virtude da maior prevalência das doenças respiratórias.

Esse aumento ocorre, segundo especialista, pela baixa na temperatura e na umidade e tendência de aglomeração em locais fechados, características comuns da época.

Medidas simples podem ajudar a minimizar as contaminações, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Domingos Hirosh Tsuji. “Em caso de infecções como gripes, resfriados e dores de garganta, é fundamental que a pessoa doente não compartilhe utensílios como copos e talheres com os familiares. Também é preciso evitar o contato muito próximo até que a doença tenha sido totalmente curada. Hábitos de higiene simples, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando espirrar, também diminuem as chances de contágio.”   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;