Economia Titulo
Receita Federal libera nesta quinta-feira lista de restituições
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
08/06/2006 | 07:59
Compartilhar notícia


A Receita Federal vai liberar nesta quinta-feira, a partir da 8h da manhã, a lista do contemplados no primeiro lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2006, ano-base 2005. Estão no primeiro grupo 1,2 milhão de contribuintes e o montante chega a R$ 1,3 bilhão.

As pessoas com 60 anos ou mais são maioria nesta primeira fase de restituição. Do total, 913 mil contemplados são idosos, o que ocorre em cumprimento ao Estatuto do Idoso.

O nomes podem ser consultados no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Ao clicar no link Serviços, o interessado terá a opção Restituição do IRPF. É necessário ter em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do recibo de entrega para preencher a busca. A informação também pode ser obtida pelo Receitafone 0300-78-0300.

O dinheiro estará disponível nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no dia 16 deste mês, com correção de 2,18% referentes a taxa de juros básica (Selic) de maio de 1,28% e mais 1% do mês de junho.

Quem não informou os dados da conta bancária, poderá receber a restituição em uma agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades e pedir a transferência do crédito para qualquer banco em que seja correntista.

A restituição fica disponível durante um ano e não recebe acréscimo conforme a data do saque. Se o contribuinte não retirar o dinheiro no prazo, deverá requerer o resgate do valor por meio de um formulário eletrônico também disponível no site.

A Receita Federal obedece à ordem de entrega das declarações. Ou seja, quem entregou a declaração mais cedo receberá também mais cedo a devolução do imposto pago a mais no ano passado. Como faz todos os anos, a Receita estabeleceu ainda que serão processadas primeiro as declarações recebidas pela internet.

Malha Fina – A Receita informa que 13 milhões de declarações foram liberadas, das quais 10 mil para contribuintes com saldo zero de imposto. O restante terá impostos a pagar, o que soma o valor de R$ 3,6 bilhões.

Quem está com alguma irregularidade na declaração do IRPF também poderá ver no site da Receita, caso já tenha sido analisada. Na consulta há a informação do problema detectado no documento do contribuinte. Cerca de 22 milhões de contribuintes apresentaram declaração de rendimentos este ano, dos quais 98% fizeram via internet.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;