Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Itaú Cultural promove mostra para celebrar os 100 anos de Vilanova Artigas

Desenhos e objetos do arquiteto e urbanista ficam expostos até agosto

Por Rodrigo Mozelli
23/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 O Itaú Cultural, com seu projeto Ocupação, homenageia o arquiteto e urbanista João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), um dos maiores do Brasil. A Ocupação Vilanova Artigas estará em cartaz a partir de amanhã no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, São Paulo) até 9 de agosto.

Se estivesse vivo, Artigas estaria completando 100 anos hoje. Entre suas obras mais significativas destacam-se o prédio da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) –, da qual também foi um dos fundadores, na década de 1940, o Estádio do Morumbi, o Edifício Louveiras, em Higienópolis, a rodoviária de Jaú, entre outras 700 projetadas por ele. Esta mostra é uma das diversas atividades que comemoram seu centenário. A curadoria da exposição está a cargo do Itaú Cultural, da filha do urbanista Rosa Artigas e do também arquiteto Alvaro Razuk.

Dentre os materiais de Vilanova que estão presentes na mostra, constam projetos, desenhos de trabalho, maquetes, fotos públicas e pessoais, projeções, objetos, bilhetes, cartas, manuscritos e artigos de jornais, que mostram ao visitante qual era a postura política e a visão social do arquiteto e como tais filosofias apareciam em seus trabalhos. Por conta destes detalhes, a curadoria resolveu dividir a exposição nos núcleos Arquiteto, Educador e Homem Público, abordando todas as fases de sua vida.

Além da mostra, Artigas recebe outras duas homenagens: o lançamento do livro infantil A Mão Livre do Vovô, marcado para acontecer no Itaú Cultural durante a exposição, com desenhos que o arquiteto fazia para se divertir com os netos; e, na quinta-feira, entra em cartaz nas três redes do Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, o documentário Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz, que discorre sobre sua vida.

Ocupação Vilanova Artigas – Exposição. De 24 de junho até 9 de agosto, das 9h às 20h (terça à sexta) e das 11h às 20h (sábados, domingos e feriados). Itaú Cultural – Av. Paulista, 149. São Paulo. Tel.: 2168-1777. Gratuito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;