Economia Titulo São Caetano
GM prorroga afastamento de 819 empregados até julho
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
30/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A GM irá prorrogar por mais um mês o tempo de lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) para 819 empregados que estão afastados da produção em São Caetano desde novembro. A decisão foi comunicada ontem ao sindicato dos metalúrgicos da cidade. É a segunda vez que o prazo é prorrogado, já que a previsão inicial era de que o grupo retornasse à fábrica em abril.

Com a queda nas vendas de veículos, ainda há o temor de que os 819 contratos sejam interrompidos ao término do período. “Mesmo assim, é uma alternativa válida. Estamos ganhando tempo para ver se conseguimos firmar um acordo que evite demissões por um período mais longo”, comenta o presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão.

Neste mês, a GM anunciou que colocaria mais 900 colaboradores em lay-off. Segundo ele, 578 já deixaram os postos de trabalho temporariamente, enquanto os 322 restantes serão afastados aos poucos.

Pela legislação trabalhista, parte do salário do empregado em lay-off é pago pelo governo federal, por meio do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), com limite de R$ 1.385,91. Entretanto, o prazo máximo para recebimento desses recursos é de cinco meses. Passado esse período, a empresa tem que arcar sozinha com os vencimentos. Enquanto o funcionário estiver afastado, tem de passar por cursos de atualização profissional, geralmente ministrados no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Para diminuir ainda mais os estoques, a montadora irá suspender a produção em São Caetano durante quase todo o mês de junho. Entre os dias 1º e 10 (descontando os fins de semana), cerca de 5.500 colaboradores terão folga remunerada. Até o dia 28, a planta segue em férias coletivas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;