Política Titulo São Bernardo
Rafael não descarta apoiar oposição

Com Luiz Fernando preterido, vereador do PSD admite chance de compor com rivais de Marinho

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Hoje integrante do bloco de sustentação do governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), o vereador Rafael Demarchi (PSD) não descarta caminhar com a oposição no processo de sucessão municipal de 2016, acreditando nas possíveis candidaturas do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), do ex-prefeito William Dib (PSDB) e do deputado federal Alex Manente (PPS).

A afirmativa do parlamentar foi proferida ontem, após projetar destino da sigla na eleição do ano que vem e analisar possibilidade de conjunturas políticas. “A orientação do (Gilberto) Kassab (ministro das Cidades e presidente nacional do PSD) é a de que hoje estamos nas bases de alguns governos sem ter obrigação de continuar, no sentido de disputar candidatura própria ou ter espaço no governo. Se tivermos essa liberdade do Kassab e nos for oferecido um bom projeto, vamos. Nosso compromisso com Marinho é até 2016, sendo que paralelamente teremos sucessão”, projetou.

A sinalização do pessedista surge em momento em que o chefe do Executivo são-bernardense postergou a escolha do candidato petista que irá tentar manutenção do mandato no Paço – vaga disputada pelo secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli (PT), e o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT). O anúncio do nome sairá entre junho e agosto. Enquanto Tarcisio tem a preferência de Marinho, Luiz Fernando é aliado próximo de Rafael, tendo, inclusive, realizado dobrada na eleição de outubro, quando o vereador tentou cadeira na Câmara dos Deputados.
“São perfis diferentes. Tenho proximidade com os dois nomes do PT, mas tudo depende do projeto. Não existe candidatura para vice-prefeito e não estou esperando convite”, argumentou.

No posto de segundo secretário da Câmara, Rafael revelou que o atual panorama político do petismo no município é desfavorável, adicionando que costura com a base de aliados precisará ser minuciosamente trabalhada. “Se a eleição fosse hoje, o PT teria muita dificuldade para eleger o sucessor do Marinho. Porém, falta muito tempo ainda e tem como trabalhar pela construção da chapa (de sustentação). O mandato teve boas realizações que precisam ser destacadas.”

Vereador em primeiro mandato, Rafael adiantou acreditar em cenário de disputa com várias candidaturas. “A oposição tem bons nomes e penso que muitos deles podem pleitear chance. Eu acho isso ótimo para a democracia e para a população. Vai qualificar o debate pelos interesses do município”, pontuou.

Para o futuro, o vereador ratificou desejo em tornar-se prefeito. Contudo, despistou período. “Um dia com certeza (tentará candidatura majoritária). Pode ser daqui a oito anos ou antes, quem sabe.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;