Esportes Titulo
Ginástica: prodígios do ABC conquistam prata em Brasília
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
20/12/2002 | 00:00
Compartilhar notícia


  Uma geração de prodígios da ginástica olímpica brasileira treina no Grande ABC. No início do mês, um trio formado pelos garotos Kauê Cuchiaro e Petrix Stevan Barbosa, ambos com 11 anos, e Sérgio Yoshio Júnior, 10, conquistou o segundo lugar na Copa Pan-Americana de Clubes, em Brasília, atrás apenas da equipe Universal, dos Estados Unidos. Os três competem pelo Mesc/Colégio Brasília/São Bernardo.

A idade foi o primeiro adversário enfrentado pelos garotos. “Conseguimos a classificação para o Pan em outubro, durante o Campeonato Paulista Infantil, mas a Confederação Brasileira de Ginástica nos excluiu por não termos a idade mínima necessária para competir. Cinco dias antes da competição, nos convocaram. Os garotos já estavam em ritmo de férias e tiveram de treinar até oito horas. Somos a terceira melhor equipe do Brasil e não poderíamos fazer feio”, disse o técnico Fernando Lopes.

Além de Kauê, Petrix e Sérgio, a equipe que conseguiu a vaga conta com Diego Gonçalves, 11, e Caio Prado, 14, que não foram chamados pela confederação. No Pan – Ao lado de São Caetano, que terminou em quinto, e AABB de Itapecerica da Serra –, o trio de São Bernardo enfrentou 30 atletas que representaram sete países. No final, Petrix foi o quinto melhor na classificação geral e o segundo melhor brasileiro do torneio. Kauê ficou em 8º lugar no geral.

O bom resultado rendeu ao grupo um convite para treinar com a equipe vencedora, a Universal, em Miami, nos Estados Unidos. Sobra motivação, mas falta dinheiro para os garotos que teriam de desembolsar cerca de R$ 1,2 mil para as passagens aéreas. Petrix é o único que já tem o dinheiro para a viagem. Os demais, a exemplo do treinador, buscam uma forma de obter a verba.

Em busca dos sonhos, os garotos seguem uma rotina espartana, que começa às 7h30 e segue até o início da noite, quando saem da escola. Os três estudam na mesma classe. Uma vez por semana, ainda treinam à noite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;