Setecidades Titulo
Noventa e oito áreas estão contaminadas no Estado, diz Cetesb
Por Do Diário OnLine
25/08/2001 | 15:25
Compartilhar notícia


Noventa e oito áreas estão contaminadas no Estado de São Paulo por resíduos tóxicos e industriais, segundo dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Segundo o próprio secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, o número pode ser ainda maior.

De acordo com Tripoli, a legislação atual não exige estudos de subsolo na mudança de uso da área. As autorizações feitas pela prefeitura verificam apenas o zoneamento e as características do imóvel. Ele defende a inclusão de estudos no solo para que o município autorize a obra.

As áreas apontadas pelo estudo da Cetesb estão sendo acompanhadas para definição do grau de poluição ou para limpeza de resíduos. Segundo Tripoli, o setor de Áreas Contaminadas da Cetesb foi criado em março para organizar o atendimento.

Em Mauá, onde o conjunto residencial Barão de Mauá foi construído em uma área contaminada com 44 gases tóxicos, a Cetesb autorizou a obra de acordo com certificado da prefeitura. Segundo o presidente da Cetesb, Drausio Barreto, foram incluídos no documento, maliciosamente, dados não usuais de que o local nunca fora utilizado para depósito de lixo orgânico ou produtos que possam trazer riscos à saúde. Com isso, ele acredita que o caso era de conhecimento de empresários e da prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;