Nacional Titulo
MST retoma fase de invasoes no Pontal
Do Diário do Grande ABC
17/04/2000 | 10:45
Compartilhar notícia


Cerca de 800 famílias ligadas ao Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram, na madrugada desta segunda-feira, a fazenda Peretti, do pecuarista Ricardo Peretti, com mais de 1.000 habitantes, localizada em Teodoro Sampaio, numa açao anunciada como de retomada das lutas de massa na regiao, pela posse da terra e reforma agrária. A invasao, que nao enfrentou resistência, marca também, os protestos pelo quarto aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás e dos 500 anos de descobrimento do Brasil.

Esta foi a primeira açao de massa do MST do Pontal que contou com a participaçao direta de seu principal líder José Rainha Júnior, desde que ele foi absolvido em julgamento realizado no começo do mês em Vitória-ES. Logo depois da invasao os sem-terra começaram a montar acampamento dentro da propriedade e segundo o coordenador estadual Cledson Mendes, outras invasoes deverao acontecer nos próximos dias.

A presidente da Uniao Democrática Ruralista (UDR), Tânia Tenório de Farias, acusou o MST de invadir a fazenda para tentar forçar o proprietário a autorizar a utilizaçao de suas terras para a passagem de uma rede de esgoto, necessária a um complexo agro-industrial que a Cooperativa dos Assentados da Reforma Agrária do Pontal (Cocamp), pertencente aos sem-terra está instalando nas proximidades. O parque industrial, composto de uma despolpadeira de frutas, um laticínio e um centro processador de cereais, foi construído em área que a prefeitura de Teodoro Sampaio desapropriou da própria fazenda.

Segundo Tânia Tenório, o proprietário teve muitas dificuldades para receber os valores da desapropriaçao e agora, para liberar a faixa de terra necessária a rede de esgoto, exige pagamento antecipado. O advogado da UDR, Coraldino Sanches Vendramini, explicou que a fazenda está localizada no décimo terceiro perímetro de Teodoro Sampaio, área judicialmente declarada particular pela justiça e anunciou que ainda nesta segunda ingressaria em juízo com açao de reintegraçao de posse da fazenda invadida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;