Setecidades Titulo
ONG quer construir centro para animais em Mauá
André Vieira
Especial para o Diário
03/10/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá Leonel Damo (PV) assinou ontem a doação de um terreno para uma ONG (Organização Não-Governamental) que construirá um abrigo de animais silvestres em situação de risco e que servirá também como uma espécie de zoológico educativo.

A expectativa da presidente da Opam (Organização dos Protetores dos Animais Abandonados e Maltratados), Adriana Macedo Inácio, é inaugurar o complexo no segundo semestre de 2009. "Acolheremos animais silvestres apreendidos, desabrigados ou vitimados por obras urbanas, como o Rodoanel", explicou.

A entidade ainda não dispõe da verba para arcar com os custos do empreendimento, mas pretende, com o apoio de empresas, angariar os R$ 300 mil que julga necessários para erguer o Centro de Recuperação e Triagem, nome provisório do projeto.

O terreno doado pela Prefeitura tem 13,5 mil metros quadrados e fica na Avenida do Manacá, no Jardim Primavera, bem próximo ao Cemitério Parque Vale dos Pinheirais.

Bichos de pequeno porte, como sagüis e, principalmente, aves serão recebidos pelo centro. Alguns destes animais estarão à disposição da população e poderão ser visitados. "Trabalharemos educação ambiental com as crianças porque quando elas assimilam alguma idéia se transformam em agentes multiplicadores, levando o assunto para a família e amigos", afirmou Adriana, lembrando que o único zoológico do Grande ABC funciona no Parque Estoril, em São Bernardo.

A Opam funciona há apenas um ano e três meses e antes de trabalhar com animais silvestres, se dedicava exclusivamente ao cuidado de animais domésticos, trabalho que ainda desempenha. A presidente da Opam disse que o tráfico de animais é o terceiro mais praticado no mundo, perdendo somente para o comércio ilegal de armas e drogas.
(Supervisão de Samir Siviero)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;