Cultura & Lazer Titulo
Vozes pelo Haiti
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
07/02/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Há 25 anos, uma música de refrão grudento ajudou milhares de africanos famélicos ao arrecadar em torno de US$ 60 milhões. We Are the World, composta por Michael Jackson e Lionel Richie, que reuniu 45 artistas em 1985, entre cantores e instrumentistas, foi regravada nesta semana por uma nova constelação de 75 estrelas.

Elas se reuniram após a 52ª edição do Grammy na segunda-feira e vararam a madrugada gravando canção e videoclipe (filmada pelo diretor Paul Haggis, roteirista de Menina de Ouro). A expectativa é arrecadar pelo menos a quantia equivalente à alcançada nos anos 1980 para as vítimas do terremoto no Haiti. Participaram Celine Dion, Barbra Streisand, Tony Bennett, Natalie Cole, Kanye West, Pink e Miley Cyrus, entre outros. Os filhos de Michael Jackson devem declamar um poema na introdução.

A música e o videoclipe estarão à venda na internet e nas lojas de discos tradicionais, e toda a receita será destinada ‘diretamente' ao país caribenho por meio de uma nova associação, a Fundação We Are The World, garantem os produtores Lionel Richie e Quincy Jones.

O rapper de origem haitiana Wyclef Jean disse estar orgulhoso de ver tantos integrantes da comunidade artística querendo contribuir. "Acreditamos que We Are The World - 25 for Haiti pode ser o começo do processo de recuperação do país mais pobre da América, onde a catástrofe deixou pelo menos 200 mil mortos e 1 milhão de pessoas desabrigadas", afirmou Jean.

We Are The World - 25 For Haiti será lançada pela NBC durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, Canadá, na sexta-feira.

MAIS AJUDA
Hoje começa a ser comercializado em três sites o resultado de outra iniciativa semelhante reunindo outras diferentes vozes do mundo pop.

Uma regravação da canção Everybody Hurts, da banda REM, foi divulgada nesta semana em rádios e na internet com o objetivo de arrecadar fundos para as vítimas da tragédia no Haiti.

Produzida pelo apresentador de TV Simon Cowell, do concurso de talentos American Idol, a música traz vozes de artistas como Susan Boyle, Jon Bon Jovi, Mariah Carey, Robbie Williams, Rod Stewart, Michael Buble, Kylie Minogue e Cheryl Cole. O download da canção já pode ser feito por meio dos sites hmv.com, play.com e amazon.co.uk. Os lucros serão revertidos para a ONG Helping Haiti, afirmam os organizadores.

O cantor Rod Stewart declarou que não consegue imaginar uma música que expresse tão bem o sofrimento dos haitianos como a balada Everybody Hurts, que já pode ser ouvida no YouTube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;