Nacional Titulo
Marte estará em ponto mais próximo da Terra em 60 mil anos na quarta
Por Livia Filadelfo
Do Diário Online
25/08/2003 | 09:33
Compartilhar notícia


Marte Marte estará em seu ponto mais próximo da Terra nos últimos 60 mil anos na próxima quarta, dia 27 de agosto. Nesta data, o chamado planeta vermelho ficará a uma distância de 55.756.622 quilômetros da Terra e será, depois da Lua, o objeto mais brilhante no céu à noite, podendo ser facilmente visto a olho nu.

Este fenômeno, denominado Oposição de Marte, acontece quando o Sol, a Terra e o planeta vermelho encontram-se alinhados, nesta ordem. Do ponto de vista da Terra, Marte estará do lado oposto do Sol.

A Oposição de Marte acontece a cada período de 15 a 17 anos, mas desta vez o fenômeno será especial. Marte estará no periélio (mais próximo do Sol) e a Terra terá acabado de passar por seu afélio (ponto mais afastado do Sol). Isto determina uma maior proximidade entre os dois planetas. Para observar o fenômeno, bastará olhar para o leste, onde o Sol nasce, durante a noite e procurar uma estrela vermelha brilhante.

Em função deste acontecimento, o Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) promoverá palestras sobre o fenômeno e disponibilizará ao público um telescópio de médio porte e binóculos para observação nos dias 26, 27 e 28 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3091-2710.

O Planetário do Ibirapuera também vai realizar atividades gratuitas, como palestras, exposições e observação monitorada do céu, além de um debate sobre Marte, entre os dias 26 e 29 de agosto. Mais informações e inscrição para o debate pelo site da Prefeitura de São Paulo .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;