Cultura & Lazer Titulo
Orquestras do ABC apostam na diversidade
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
07/04/2001 | 15:03
Compartilhar notícia


A programação 2001 de música erudita na região terá a presença de diversos solistas estrangeiros e a marca da diversidade no repertório. A Orquestra Sinfônica de Santo André abre sua temporada neste mês com dois concertos em comemoração aos 30 anos do Teatro Municipal. Já o programa da Filarmônica de São Bernardo registra a primeira atração internacional e a estréia em palco paulistano.

O regente da orquestra andreense, Flavio Florence, confirma a diversidade e a recusa à especialização. “Esse é um desejo do nosso público e, também, dos nossos músicos”, explica.

No concerto da próxima terça-feira (dia 10), no Municipal, a Sinfônica apresentará um programa dividido entre compositores brasileiros, na primeira parte, e franceses, na segunda. A solista convidada é a soprano Celine Imbert. No programa, obras de Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes, Lorenzo Fernandez e Francisco Mignone. “A segunda parte, com Hector Berlioz e Maurice Ravel, é inédita em Santo André”, avisa Florence. O outro concerto do mês será no dia 28, no mesmo local.

Para maio, a Sinfônica convidou o maestro venezuelano Eduardo Rahn, que mostrará o período clássico por meio de obras de Johannes Brahms, Tchaikovski e Beethoven. Em junho, o programa será o mesmo a ser apresentado, no mês seguinte, no Festival de Campos do Jordão. O repertório está sendo acertado com a organização do evento.

O restante da programação do ano ainda não foi definida. “Posso dizer que, no segundo semestre, traremos mais maestros e solistas internacionais”, afirma Florence.

São Bernardo – Criada no ano passado, a Filarmônica de São Bernardo fará sua estréia em São Paulo em 24 de maio, no Maksoud Plaza. A orquestra se apresentará com sua primeira convidada estrangeira, a pianista russa Basina Schulman, 23 anos. Para este mês, estão agendados dois concertos de Páscoa. O primeiro, no próximo domingo (15), na igreja São João Batista, e o outro, dia 22, na igreja Matriz da cidade. Em ambos, a solista será a soprano Mônica Martins.

A orquestra dá continuidade a seu perfil didático e de repertório erudito e popular. “Temos a característica de em todos os concertos falar, de forma simples e direta, sobre orquestras e a música em si. E nossa diversidade é possível, pois os músicos brasileiros são bons e flexíveis”, afirma o regente Paulo Rydlewski.

Em junho, a Filarmônica será especialmente regida pelo maestro Chico de Moraes, autor de vários arranjos para trilhas sonoras. Nos meses de julho e agosto, será cumprido o calendário dos festejos de aniversário de São Bernardo. Além de realizar os concertos de repertório, a orquestra conta com os projetos Música para Crianças (40 mil devem participar até o fim do ano) e Concertos para Empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;