Nacional Titulo
Seguranças expulsam sem-terra e deixam vários feridos
Do Diário do Grande ABC
18/12/1999 | 12:48
Compartilhar notícia


Pelo menos dez pessoas ligadas ao Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast) ficaram feridas na manha deste sábado, durante confronto com seguranças da fazenda Vista Alegre, em Caiuá, no Pontal do Paranapanema. A propriedade foi invadida na noite de sexta-feira por cerca de 200 sem-terra e na manha deste sábado dez seguranças chegaram fazendo disparos para expulsá-los.

Na correria os invasores foram agredidos a socos, pontapés e coronhadas. Segundo a Polícia Militar, três trabalhadores estariam desaparecidos.

A invasao da fazenda Vista Alegre, propriedade de Osvaldo Soares de Almeida, faz parte da relaçao de áreas rurais que o Mast reivindica para fins de assentamentos, segundo informou o presidente da entidade, Lino de Macedo. Ele explicou que os invasores entraram sem enfrentar resistência e ocuparam a sede, onde passaram a noite. Por volta das 9h os seguranças chegaram de surpresa, forçando a saída das famílias, inclusive de mulheres e crianças.

A Presidente da Uniao Democrática Ruralista (UDR) do Pontal do Paranapanema, Tânia Tenório de Farias, confirmou o confronto e disse que a açao foi desencadeada dentro dos limites legais que permitem aos proprietários retirar os invasores no prazo de 24 horas após a ocupaçao. Ela garantiu que os seguranças dispararam para o alto com a intençao de afugentar os sem-terra e nao soube explicar como ocorreu o confronto.

A decisao de retirar os invasores à força, foi adotada com a intençao de impedir que eles promovessem destruiçoes como as que segundo ela, foram registradas na semana passada, na fazenda Sao Francisco, propriedade localizada na mesma regiao. Pelo menos 68 bovinos teriam sido abatidos e diversas instalaçoes da fazenda, destruídas.

O advogado Joaquim Boti, da UDR, confirmou que os invasores da fazenda Vista Alegre chegaram a destruir parcialmente a propriedade e que por este motivo ele pretendia solicitar a presença, no local, da perícia técnica. Segundo o advogado, os sem-terra tentaram resistir à expulsao e provocaram o confronto com os seguranças.

A Santa Casa de Presidente Epitácio, onde seis pessoas foram atendidas até às 11 horas, informou que todos os pacientes apresentavam sinais de escoriaçoes pelo corpo e que ninguém foi ferido a bala. Uma funcionária disse que duas mulheres passaram por exames de Raio X e outra recebeu sutura em um ferimento. Depois de atendidos, todos foram liberados.

O sem-terra que se identificou apenas como Marcelino e que também foi atendido no hospital de Epitácio, confirmou que participou da açao e negou que os invasores tenham resistido. "Eles chegaram atirando com espingardas calibre 12 e foram batendo em todos que encontravam pela frente", disse. Segundo ele, nenhum invasor estava armado.

Em Panorama, regiao da Alta Paulista, cerca de 300 sem-terra, também ligados ao Mast, invadiram, na tarde de sexta-feira, a fazenda Sao Jorge, pertencente a Okadi Ishie Onichi, conforme informou a Polícia Civil daquela cidade. A invasao foi pacífica e nao houve confrontos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;