Diarinho Titulo
Hora de reciclar
Por Nayara Fernandes
Especial para o Diário
31/01/2010 | 07:12
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Que tal reaproveitar o material escolar que já tem em casa e comprar só os itens realmente necessários? É isso que Amanda Ichikawa, 7 anos, de Santo André, pretende fazer neste ano. "Junto os dois lados do lápis de cor e enrolo fita adesiva colorida para deixar firme. É legal juntar cores diferentes", fala. Dessa forma, ela consegue usar todos os toquinhos que sobraram.

Carolina Ferreira Kühn, 10, de Santo André, abusa da criatividade para criar capas novas para o caderno usado. "Colo adesivos, selos e fotografias dos meus personagens favoritos. O caderno fica bem legal."

Dá para reaproveitar de tudo. Para que os cadernos antigos fiquem novos, a professora de Educação Artística Maria Izilda Vera da Silva, do Colégio Etip de Santo André, sugere aplicar recortes de jornais e revistas. É só recortar as figuras, que podem ser usadas em formas geométricas, e colar na capa antiga. Depois é só passar, com pincel, cola líquida diluída em um pouco de água. Espere secar bem. A mistura faz com que a capa fique meio plastificada e mais resistente. Se preferir, use contact em vez de cola.

Amanda garante que vai aproveitar as dicas para encapar seus cadernos antigos. Assim, seu material vai ficar personalizado e bem diferente do das suas amigas. "

Aproveite tudo até o fim
Dá para aproveitar tudo o que sobrou do ano passado. É só dar cara nova aos objetos. Fazendo economia, é possível até pedir aos seus pais para comprarem um ou outro objeto que você tanto deseja. E nada de querer levar a primeira coisa que viu: compare os preços antes.

* A primeira tarefa é limpar bem os materiais antigos. Faça faxina em tudo. Pergunte a um adulto o que você pode lavar e dê um belo banho no objeto. Nos demais passe pano úmido.

* Para a borracha ficar nova, esfregue-a numa folha de papel como se estivesse apagando.

* Depois da operação limpeza, você pode decorar o estojo e a mochila. Se for de tecido, pode usar tinta específica para esse uso ou até cola com glíter que também pode ter sobrado do ano passado. Se for de plástico, abuse dos adesivos.

* Crie um chaveiro bem legal para colocar na ponta do zíper. Junte botões, fitas, bonequinhos de personagens. O que importa é deixar diferente e legal.

* As folhas que sobraram dos cadernos podem ser reunidas em outro. Se for espiral, tire o araminho e junte as folhas com cuidado, colocando-o de novo. Depois decore a capa. Se for brochura, junte as folhas, fure-as e coloque um prendedor ou fita. Deixe como rascunho ou bloco de recados.

* O fichário também ganha cara nova, com fotos de ídolos, personagens e até páginas de gibis. Encape-o do mesmo jeito do caderno, com a mistura de cola líquida e água ou contact.

* A dica não é só reaproveitar. É preciso conservar o material para durar mais. Evite deixar o lápis cair no chão para não quebrar o grafite; não deixe hidrográficas sem tampa para não secar; não jogue a mochila em qualquer lugar, entre outras coisas.

* Separe o que você não precisa mais para ser doado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;