Contexto Paulista Titulo
A grandeza de Itu

Excelente notícia na área de negócios para o interior paulista nesta virada de ano

Do Diário do Grande ABC
29/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Excelente notícia na área de negócios para o interior paulista nesta virada de ano. A empresa Foxconn, de Taiwan, considerada a maior fabricante de produtos eletrônicos para consumo do mundo, anunciou o início de obras de construção de fábrica em Itu. A expectativa é que a unidade comece a operar em 12 meses. A primeira fase do empreendimento, que irá até 2016, contará com aporte de R$ 400 milhões para a construção e operação de unidade de 40 mil metros quadrados e gerará a contratação de aproximadamente 5.000 novos trabalhadores. Com isso, a Foxconn passará a ter em São Paulo aproximadamente 10 mil funcionários (a empresa possui outras cinco unidades no País). O processo de escolha do local da nova fábrica durou mais de dois anos. Foram visitados diversos municípios paulistas, além de cidades em outros Estados. E por que Itu foi a escolhida? O prefeito Antonio Tuíze tenta explicar: “O que se vê em Itu é a sua capacidade bastante diferenciada entre os municípios paulistas e – por que não dizer? – entre as cidades do Brasil. A Foxconn deverá confirmar a tendência do município em se tornar imenso polo tecnológico, atraindo outras indústrias do segmento”. Claro que a localização da cidade, próxima às unidades da empresa em Jundiaí e Indaiatuba, e a mão de obra qualificada de toda a região foram fatores determinantes para a decisão do investimento. Mas foi fundamental para a escolha da empresa taiwanesa a política oficial do município de estímulo ao parque industrial de tecnologia. Formou-se base sólida para a economia do futuro. As empresas do setor tendem a se aglomerar tal como colmeia. O mesmo caminho, trilhado há três décadas por São Carlos, está sendo seguido com sucesso por Sorocaba e Jundiaí, entre outras. Por fim, a Foxconn contratará funcionários nas áreas de engenharia, tecnologia da informação e setor administrativo, o que sinaliza as tendências de mercado.

Dia de Ação de Graças – 1

Com espírito natalino, o empresário João Galassi lançou pedido para colocar na agenda de 2015. Ele propõe que o setor de varejo se una em torno de campanha social inspirada no Dia de Ação de Graças. Galassi fala como líder setorial: é vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e presidente do Conselho Deliberativo da Apas (Associação Paulista de Supermercados). Ele lembra que o varejo brasileiro participa da Black Friday, quando são disponibilizadas promoções com descontos de até 70%, mas o que muitos não sabem é que o evento precede também no Brasil outra importante data, o Dia de Ação de Graças, ‘cuja grandeza e simbolismo precisam ser observados’.

Dia de Ação de Graças – 2

Criado nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças (tempo de agradecer e doar) é o momento em que as famílias se unem em suas casas para agradecer a Deus pelas conquistas obtidas durante o ano. No Brasil, a data foi instituída em 1949 por Gaspar Dutra. “Apesar de sua existência, não aderimos a ela com devida veemência, talvez porque nosso Natal também tenha esse propósito de agradecimento e reunião familiar”, diz Galassi. “Identifico a oportunidade para que o varejo brasileiro protagonize ação em prol da comunidade na qual está inserida, visando estimular as empresas, e entidades de classe de forma individual, a desenvolverem singelas ações e que, somadas, pela grandeza do varejo, serão mais uma alavanca do desenvolvimento social.”

Ribeirão metropolitana

O governador Alckmin declarou semana passada que a criação da região metropolitana de Ribeirão Preto será “o tema deste ano”. A novidade é objeto de estudo pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). Em entrevista ao jornal A Cidade, o vice-presidente da empresa, Luiz José Pedretti, afirmou que a conclusão deve ser publicada por volta de abril de 2015. “Ribeirão Preto é o polo de região em franco desenvolvimento”, diz ele. A região metropolitana de Ribeirão deverá ter 33 cidades. Com a medida, haverá a constituição de conselho de desenvolvimento para planejar em conjunto o futuro dos municípios.

Haja luz

O serviço público de iluminação passará a ser executado pelos municípios a partir de 1º de janeiro, conforme determina a Resolução 414/2010, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com as alterações posteriores (Resoluções 479/2012 e 587/2013). Até 31 de dezembro, as concessionárias de energia devem transferir todos os ativos do sistema aos municípios. Antes disso, segundo a agência reguladora, as distribuidoras devem verificar e corrigir possíveis falhas. Após receber os ativos, o município torna-se o responsável direto pela infraestrutura e serviços em postes, lâmpadas, reatores e transformadores.  

Começa o túnel

A publicação do edital comercial da licitação de construção do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá foi autorizada pelo governador Geraldo Alckmin. Nesta última etapa, será escolhido o consórcio que fará as obras, que têm previsão para começarem passada a temporada de férias no Litoral, em março. O resultado da concorrência será conhecido em 2 de fevereiro. O valor estimado do contrato é de R$ 2 bilhões. Entre as obras previstas estão a construção do túnel submerso, que contará com três faixas por sentido, duto para a passagem de bicicletas e pedestres e adaptação viária da superfície, com novas ruas e viadutos no lado santista. Mudará o cenário na Baixada Santista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;