Memória Titulo Memória
O Grande ABC que produz escrevendo

Muitas vidas, contos e histórias. São 20 autores, de um livro belíssimo...

Ademir Medici
22/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Muitas vidas, contos e histórias. São 20 autores, de um livro belíssimo lançado – imaginem! – em 2012. Brilhante conjunto de crônicas ilustradas com os traços da Maria Aparecida. Entre os autores, colegas da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, dos núcleos da terceira idade.

Cada prosa, uma poesia; cada leitura, a vontade de ler mais. Como escrevem bem esses sempre moços da querida Associação. O prefácio é do Dr. Otto Bethke, a apresentação do ex-presidente Marcos Galante Vial. Cada página, um exemplo de bom gosto, de cativar a todos.

Os autores vão aparecendo por ordem alfabética, da Alessandra a Xuxa Alves. Abrimos o livro ao acaso para o trecho que se segue:

“Curiosa é a cama de folhas secas que ampara os frutos e os pequenos insetos que caem das árvores” (de Ilca Silvério, para o texto Curiosidades).

Um livro para ler e servir de modelo a tantos mais que necessitam expressar-se.

Universo Cultural de Okinawa, uma experiência em Santo André. Livro do professor Alexandre Takara. Editado pela Prefeitura de Santo André, com financiamento do Fundo de Cultura Municipal.

O livro contribui decisivamente para a formação étnica de Santo André. Focaliza a Associação Okinawa local, suas atividades e a de seus associados, gente que labutou e labuta muito, sem se descuidar da cultura trazida e divulgada às novas gerações. Como diz Takara, os imigrantes trouxeram sua cultura nativa e a propagaram através de empréstimos culturais.

Professor Alexandre Takara não se limita a focalizar a presença da colônia de Okinawa em Santo André. Faz uma viagem pelo mundo com eles. Focaliza a formação andreense dentro do contexto do Grande ABC. E se as fotos das páginas iniciais perdem em resolução, as páginas finais, em papel de primeira, se transformam num álbum de imagens nítidas e coloridas. Elas completam um trabalho brilhante, mais um na carreira do nosso ilustre e sempre menino professor.

Almanaque Semasa 45 anos. Acompanha um álbum de fotografias. Nossas instituições vão caminhando para a meia idade. Caso do Semasa, que cuida da água e esgoto de Santo André há 45 anos. Já?

Um timaço nos brinda com tudo isso, com organização e edição da jornalista Mariangela Devienne, ex-Diário. Na apresentação, Sebastião Ney Vaz Júnior, superintendente do Semasa, que escreve:

“Ao registrar neste almanaque a história do Semasa nos seus 45 anos de existência, enxergo o amor e o trabalho, a dedicação e o comprometimento de cada um de vocês, funcionários que aqui trabalham ou trabalharam.”

Correto. O Semasa enfrentou fases difíceis, de crise, cabeludas, espinhosas. Seu quadro de colaboradores superou as coisas ruins. E hoje fazem história.

E se há um símbolo desta história, destaque deve ser dado à biquinha do campo do Primeiro de Maio FC, na Luiz Pinto Flaquer. A ilustração ficou ótima. Praticamente abre o livro. À primeira vista, não aparece o nome do autor do desenho, mas esta página inicial sintetiza todas as demais, feitas com carinho, diagramadas com esmero, detalhe a detalhe. Imaginamos: que trabalheira! Valeu a pena. Nota 10.

Raízes 50. Revista da Fundação Pró-Memória de São Caetano. Neste número de dezembro, espaço à música e aos músicos da cidade. Quem não conhece a Acascs?, marco da cultura musical em São Caetano, na definição da historiadora Cristina Toledo de Carvalho. E as bandas e fanfarras de todos os tempos?, no levantamento de Talita, que tem no nome o Scotá das antigas famílias da cidade. E os ensinamentos do professor Oscar Garbelotto ao dizer que a música supera obstáculos. E assim vai.

Na edição, a jornalista Paula Fiorotti; no editorial, professora Sonia Xavier. Comovente ver a foto do jornalista Oto Diringer, nosso ex-colega do Diário, na matéria dos 50 anos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Caetano.

Raízes, para ler, colecionar e consultar sempre. Como brinde, a agenda ilustrada de todos os anos. Afinal, 2015 bate às portas.

Maria do Socorro Alves de Souza

Naturalidade – Venturosa (PE), 1-7-1962.

Pais – Gabriel Mariano Alves e Cícera Maria Alves.

Filhos – Cristiane, Cristina, André, Poliana e Viviane.

História de vida - “Moro no Portinari há muitos anos. Ainda solteira, cheguei em Diadema. Vim para trabalhar. Conheci meu falecido marido e casei. Havia estudado, ainda pequena, em Pernambuco. Tinha esquecido o que havia aprendido. Agora estou recordando, fazendo conta aqui na Emeb Cândido Portinari.”

Diário há 30 anos

Sábado, 22 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5705

Manchete – Gilson (Menezes, prefeito de Diadema) rompe com o Estado e retira seus funcionários: 250 servidores municipais colocados à disposição do governo Montoro voltam à Prefeitura

Especial – Na série Descubra o Grande ABC, Emiraci dos Santos mostra que a população adere ao esporte.

Em 22 de dezembro de...

1734 – Lei brasileira declara que todos os diamantes e pedras preciosas de 20 quilates para cima que fossem encontrados no Brasil pertenceriam à Coroa, devendo ser logo remetidos para Lisboa.

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Os russos impedem a travessia do Bzura por 200 mil alemães, que tentam atingir Varsóvia.”

1929 – Realizada prova de ciclismo entre a Mooca e Rio Grande, pela Estrada do Mar, ida e volta. Classifica-se em primeiro lugar Arthur Ferreira, em uma 1h58. Rio Grande é o atual centro urbano do Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo, e Estrada do Mar era o nome genérico da Estrada do Vergueiro, incluindo trechos como a Rua Marechal Deodoro.

1944 – O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André inaugura sua nova sede, em prédio próprio. Do imóvel faz parte o armazém da cooperativa dos trabalhadores sindicalizados. O Iapi financiou a obra. Euclides Savietto era o presidente do sindicato. Homenageado Augusto Savietto, ex-presidente, em cuja gestão surgiu a ideia da construção da sede e tiveram início as obras.

1954 – Sindicato dos Trabalhadores em Frigoríficos de São Paulo e Santo André reivindica 25% de aumento para os horistas, tarefeiros e mensalistas com salários até 5.000 cruzeiros.

Santos do dia

- Na estampa, Santa Francisca Xavier Cabrini (Itália 1850 – EUA 1917). Fundou a Congregação das Missionárias do Sagrado Coração, dedicada à instrução religiosa e humana da juventude. Em 1889 seguiu com outros imigrantes para os Estados Unidos. Construiu casas, escolas e hospitais em Nova Iorque. Sua obra alcançou toda a América Latina, inclusive o Brasil.

- Ciremão

- Floro

- Honorato, padroeiro dos padeiros 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;