Setecidades Titulo História de Ribeirão
Organizadores mudam tema de Congresso de História de Ribeirão
Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
18/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A 13ª edição do Congresso de História do Grande ABC, que será realizada entre os dias 24 e 27 de setembro em Ribeirão Pires, mudou de tema. Ao invés de abordar apenas os caminhos da História na região, decidiu expandir e propor uma nova, mas antiga, discussão: a da integração entre as sete cidades.

O mote que norteará os debates do evento é História, Diversidade e Identidade: O que nos une?

A pergunta, de acordo com o grupo de profissionais responsável pela organização do evento, é para provocar. “Queremos mostrar Ribeirão Pires ainda como o subúrbio da região, mas também com um papel de união entre as demais cidades, independentemente do tamanho”, destaca o secretário adjunto de Cultura do município, Marcílio Duarte.

Além da mudança do tema, decidida na reunião mensal realizada ontem no auditório do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o grupo definiu estratégias para iniciar a logística, produção e captação de recursos para viabilizar o congresso.

Além disso, foi apresentado o site do evento, que deverá estar on-line até o fim de janeiro. “Falta definir ainda se será hospedado no site da Prefeitura ou terá domínio próprio”, explicou Duarte. Pelo site será possível inscrever trabalhos, garantir a participação em mesas redondas que irão produzir conteúdos de História Oral, bem como acessar material sobre os eventos anteriores.

TRABALHOS

As mesas e exposições serão definidas entre os trabalhos enviados por aqueles que estudam a região. Interessados em colaborar devem encaminhar seus materiais para o e-mail museu@ribeiraopires.sp.gov.br. Os documentos devem estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ter pelo menos quatro páginas. No caso dos memorialistas, é preciso que as informações sejam reconhecidas há pelo menos três anos.

Estão previstas reuniões mensais para preparação do congresso, que ainda não tem local definido para acontecer. No encontro de ontem, foi cogitada a possibilidade de integrar diversos espaços, tais como a Capela do Pilar e também o castelo do músico Robson Miguel, um dos presentes ao Consórcio. Porém, as decisões serão tomadas apenas na próxima reunião, que está marcada para o dia 16 de janeiro, às 14h, no mesmo local.

O Congresso de História é oportunidade para promover encontro de ideias, já que os debates são abertos ao público, formado principalmente por estudantes da área. O Diário é parceiro da iniciativa e irá divulgar, ao longo deste período de preparação, as novidades sobre a realização do evento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;