Contexto Paulista Titulo
Troca de experiências
Gustavo Pinchiaro
15/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O Parque Tecnológico de São José dos Campos é vitrine para algumas cidades do País. O grande ponto de atração é que o complexo foi o primeiro do Estado a reunir iniciativa privada, academia de ensino e o setor público num mesmo ambiente de pesquisa e produção. Um grupo de Jundiaí inspirou-se na ideia e projeta criar no município “um dos maiores e mais ousados esforços da história da cidade em reunir em uma mesma área centenas de empresas de base tecnológica e departamentos de inovação e pesquisa, com objetivo de desenvolvimento social”, segundo divulgaram os visitantes.

Melhor projeto
Por sua vez, o diretor-técnico e de Operações do parque anfitrião, Elso Alberti Junior, declarou: “Recebi diversas comitivas de várias cidades de todo País. Todas elas vinham prospectar o parque, mas eu vejo que a maioria não passa de um desejo. Não vi nenhuma com a mesma base e estrutura legal como a de Jundiaí. É o melhor projeto que eu tomo conhecimento nos últimos tempos”. José Dimas Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí, engatou: “A legislação que confeccionamos faz de Jundiaí uma das pioneiras na esfera legal para receber o aporte do parque. Somos agora a segunda cidade do Estado e a sexta do País a dispor dessa legislação”.

Cidades parceiras
Duas cidades importantes do estado acertaram detalhes de parceria para fomentar, estimular e fortalecer empresas dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) de defesa (São Bernardo) e aeroespacial (São José dos Campos). Outro acerto entre as cidades foi a criação de curso de MBA na área de Defesa, envolvendo as universidades FEI, de São Bernardo, e a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), de São José.

Cidades empreendedoras
O deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, promete criar o Indicador Municipal de Empreendedorismo no Estado de São Paulo. Ele quer retomar em 2015 proposta para a criação de um indicador de empreendedorismo municipal de forma a contribuir para o planejamento, execução e avaliação das políticas públicas de apoio aos pequenos negócios no Estado de São Paulo.

Otimismo
Deu no jornal Brasil Econômico. O grupo varejista Magazine Luiza prevê investimentos de cerca de R$ 150 milhões em 2015, repetindo patamar desde ano, e abertura de 40 a 50 lojas, sendo que 25 já estão contratadas. Em encontro com investidores, o diretor-superintendente da rede, Marcelo Silva, disse acreditar que o quarto trimestre de 2014 deverá ser “bem razoável”, com crescimento das vendas acima da média do mercado.

Breves
n A validade dos passaportes brasileiros passou de cinco para dez anos segundo mudança publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
n A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia iniciou a discussão do projeto do orçamento estadual para 2015. A votação será o último grande ato da Assembleia Legislativa este ano.
n Caiu em aproximadamente um quinto o número de fumantes no Brasil, segundo o IBGE. A maioria dos fumantes são homens na faixa etária de 40 a 59 anos. 200 mil pessoas morrem por ano no país de doenças associadas ao tabagismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;