Política Titulo
Pastrana viaja a Brasília disposto a explicar Plano Colômbia
Do Diário do Grande ABC
30/08/2000 | 00:16
Compartilhar notícia


O presidente colombiano, Andrés Pastrana, viaja nesta quinta-feira a Brasília, disposto a explicar a seus colegas sul-americanos o alcance do Plano Colômbia de luta contra as drogas, revelou uma fonte do Ministério colombiano das Relaçoes Exteriores. Segundo a mesma fonte, o presidente seguirá para Brasília da cidade de Cartagena, onde recebeu o presidente americano Bill Clinton, um grande defensor do Plano. Patrana ``está disposto a explicar o alcance do plano na reuniao de Brasília ou em qualquer outro fórum internacional', acrescentou.

Clinton e Pastrana lançaram oficialmente, em Cartagena, o Plano Colômbia - que receberá uma ajuda econômica e militar dos EUA no valor de 1,3 bilhao de dólares - e descartaram uma intervençao militar estrangeira no país andino e que o conflito armado interno possa ultrapassar as fronteiras.

A aplicaçao do programa despertou insegurança na Argentina, Brasil, Equador, Panamá, Peru e Venezuela e foi recebido como a ``ponta de lança do militarismo dos Estados Unidos' pelos rebeldes comunistas colombianos. Clinton disse em Cartagena que conhece esses temores, mas pediu que o resto da América Latina apoiasse o Plano Colômbia. ``Isto é algo que os líderes democráticos deveriam fazer juntos', afirmou o chefe da Casa Branca, advertindo que ao voltar as costas para o problema da Colômbia, o câncer do narcotráfico cairia todo nos ombros dos EUA. ``Isso nao está certo', disse Clinton.

O presidente disse que certas disposiçoes do Plano Colômbia prevêem fundos para ajudar os países vizinhos a entender o problema. ``Quero garantir aos demais países que os EUA nao vao abandoná-los', enfatizou. ``Temos fundos que podem ser utilizados para ajudar outros países a entender o problema', acrescentou o presidente americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;