Internacional Titulo
Falta de chuvas ameaça leste da Africa de fome
Do Diário do Grande ABC
25/01/1999 | 11:13
Compartilhar notícia


O leste da Africa, regiao severamente assolada no ano passado pelas inundaçoes, atualmente está ameaçada de fome, já que as plantaçoes de subsistência se encontram desta vez muito afetadas pela falta de chuvas. No Quênia, Tanzânia, Etiópia, Somália, Sudao e Uganda, os cultivos de subsistência foram gravemente afetados pela debilidade das chuvas, durante o último inverno.

As plantaçoes de café e chá, destinadas à exportaçao, se prenunciam menos abundantes e de uma qualidade inferior à costumeira, segundo as mesmas fontes.

Os meteorologistas atribuem a seca a ``La Niña', fenômeno climático de amplitude semelhante a ``El Niño', cujas chuvas torrenciais arrasaram os cultivos e destruíram as infra-estruturas da regiao, entre outubro de 1997 e março de 1998.

No início de janeiro, o ministro queniano da Agricultura, Musalia Mudavadi, lançou uma advertência contra uma ameaça de escassez de alimentos e pediu ao Conselho Nacional de Cereais e Produtos de intervir na venda do milho, alimento básico dos quenianos.

Em numerosas regioes da Tanzânia, as ``pequenas chuvas', que vao de outubro a dezembro, simplesmente nao aconteceram e as ``longas chuvas', de abril a junho, podem chegar com atraso.

Segundo as pesquisas da imprensa tanzaniana, entre 250 mil e 300 mil pessoas estao ameaçadas pela fome. Certas zonas em 15 das 20 regioes da Tanzânia já sofrem de um grave déficit alimentar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;