Cultura & Lazer Titulo
Obras do MAP de Diadema em S. Caetano
Por Adriana Feder
Especial para o Diário
15/03/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Nos meses de março e abril, São Caetano receberá parte do acervo do Museu de Arte Popular (MAP) da cidade de Diadema. O projeto é fruto da parceria entre o SESC SP e a Secretaria de Cultura de Diadema. A exposição intitulada Mestres da Gravura reune 32 obras de 13 artistas brasileiros e a abertura ocorre hoje, às 20h, no SESC São Caetano.

O curador e artista plástico Ricardo Amadasi é apaixonado pela arte com gravura. "Em 2007 viajei para Pernambuco e Ceará para participar de um encontro de cultura popular, e dali comprei 200 obras de xilogravura para a formação do acervo do MAP", diz Amadasi.

De origem chinesa, a xilogravura é uma técnica na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução de imagens e textos sobre papel ou outro suporte, como um carimbo. A xilogravura popular brasileira nasceu nas ilustrações da capa de cordel e, com o tempo, foi adquirindo autonomia, até se tornar obra de arte plástica de qualidade.

A exposição dá continuidade ao projeto Série Acervos, proposto pelo SESC São Caetano para a área de artes visuais, cujo objetivo é difundir o acervo da entidade e de instituições parceiras para valorizar e promover a cultura.

Além da exposição, durante o este mês a programação estará voltada à arte popular e o público poderá conferir intervenções musicais, demonstrações, oficinas e espetáculos infantis. As atividades são gratuitas.

Uma oficina de xilogravura será realizada amanhã e na quinta, às 14h. Nos mesmos dias, das 17h às 19h, haverá um ateliê aberto com o poeta, compositor, ator e artista plástico de Paranapiacaba Valdeck de Garanhuns, que demonstrará os processos de elaboração de xilogravura. "Sou escritor de cordel e decidi que iria ilustrar meus próprios folhetos. Foi aí que aprendi a técnica e não parei mais de fazer", conta.

Hoje, Garanhuns possui aproximadamente 50 obras próprias - uma delas estará na exposição do SESC SãoCaetano - e já mostrou seu trabalho em países como Estados Unidos e Alemanha. O artista também fará uma intervenção teatral para crianças com mamulengos no dia 27.

A programação de teatro infantil terá a peça A Princesa Africana e a Cobra Leão, dia 20, com o grupo Mão Na Luva.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL
A atração musical de hoje será a apresentação do Projeto In Cantaria, às 19h. Formado por Carmem Sanches, Joel Costa Mar, Maria Carolina e Paulo Eduardo Silva, o grupo propõe o encontro de diversas linguagens artísticas em espetáculo interativo, com o tema Arte e Cultura Popular.

Dia 22, às 19h, a cantora Katya Teixeira sobe ao palco e faz show utilizando a riqueza presente em diversas manifestações populares, dentre elas as brincadeiras de bumba-meu-boi, cirandas, cantigas de roda, coco, batuques e umbigadas.

Os ingressos são distribuídos em todas as unidades por meio da rede INGRESSOSESC. No caso do teatro, os valores são de variam entre R$ 1,50 a R$ 6,00.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;