Política Titulo Novembro
Paço andreense vai
repor obra de Sacilotto

Retirada da peça em 2013 gerou atrito entre
Paulinho Serra e Raimundo Salles, ex-secretário

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
29/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), vai recolocar em novembro o monumento assinado pelo artista plástico andreense Luiz Sacilotto (1924-2003), famosa obra retirada para revitalização em julho de 2013 do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro. A remoção da escultura, batizada de Concreção 005, gerou conflito, à época, entre o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), e Raimundo Salles (PDT), ex-titular da Pasta de Cultura.

“Não tem data exata, que será anunciada em breve pelo prefeito, mas há compromisso de na próxima semana recebermos o projeto executivo para reposição do monumento. A partir disso, a obra será retomada ao local de origem, pelo cronograma, em novembro”, frisou Paulinho. Sem resistência no Paço, a escultura voltará ao calçadão justamente em momento após a saída de Salles do primeiro escalão do governo. O pedetista deixou a secretaria depois de problemas internos na Prefeitura, da qual fez parte por 22 meses.

O monumento foi deslocado para depósito na Fabrinq (Fábrica Municipal de Brinquedos e Mobiliário Urbano), na Vila Guiomar. A falta de consulta à família de Sacilotto, na oportunidade da mudança, também criou mal-estar, o que foi contornado posteriormente. “Da nossa parte não houve conflito. Todos os movimentos foram em sintonia com o autor do projeto (arquiteto responsável, Décio Tozzi). Porém, de fato, faltou conversa mais próxima com a família. A nossa intenção sempre se deu no sentido de restaurar para entregar recuperada”, ponderou Paulinho.

A escultura foi instalada no Centro no início dos anos 2000, quando o calçadão foi revitalizado pelo então prefeito Celso Daniel, morto em 2002. “A intervenção foi necessária porque estava enferrujada, pintura descascada, pichada e com a base comprometida, em situação de depredação visual. Agora será devolvida de acordo com as cores originais, completamente renovada, guardando as suas características”, completou o pessedista. Quando retirada, a proposta era transferi-la para o Parque Prefeito Celso Daniel, entretanto, protestos fizeram com que o Paço recuasse da ideia.

A intervenção sobre a obra, segundo o secretário, faz parte de projeto de revitalização da área comercial, com investimento de R$ 300 mil. Os chafarizes do local também foram removidos. A proposta é substituí-lo por outro equipamento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;