Memória Titulo Memória
O reencontro desta escola cinquentona

A EE Engenheiro Francisco Prestes Maia, do bairro Planalto, em São Bernardo...

Por Ademir Medici
30/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A EE Engenheiro Francisco Prestes Maia, do bairro Planalto, em São Bernardo, completa neste ano o seu cinquentenário, já que foi criada e instalada em 1964 – falta confirmar a data correta. Foi o primeiro ginásio do bairro. E seus alunos e professores dos anos 1960 e 1970 organizam um reencontro de confraternização a se realizar no dia 11 de outubro, no município de São Roque.

Entre os participantes estará um amigo aqui da casa, professor Luís Carlos Zanirato Maia, que pertenceu à equipe Os Craques do Rádio, da Diário AM, e que iniciou carreira nesta escola do Planalto.

Professor Maia tem sido a ponte entre a escola e a página Memória, enviando notícias e fotos, dirimindo dúvidas e falando do encontrão do dia 11. Até lá, esperamos ter informações mais pormenorizadas da história da Escola Prestes Maia, o que repassaremos a vocês.

Coordenam o reencontro os ex-alunos Augusto Alcântara e Sonia Rodrigues (Soninha).

DADOS OBTIDOS

- Em 1968 a escola estava na Rua Oscarito, que é uma travessa da Avenida Álvaro Guimarães. Chamava-se Ginásio Estadual da Vila Planalto.

- A transferência para o endereço atual – Avenida Álvaro Guimarães, 350 – ocorre em 1970, já com a denominação de Prestes Maia, em homenagem ao prefeito paulistano.

- Escola, ginásio, colégio, EEPG foram termos utilizados na denominação do estabelecimento de ensino, cuja sigla foi Ceprem, de Colégio Estadual Engenheiro Francisco Prestes Maia.

- O trabalho voluntário prestado por Prestes Maia em São Bernardo, no tempo do prefeito Lauro Gomes, por certo influenciou para que o seu nome fosse dado à escola.

Diário há 30 anos

Domingo, 30 de setembro e 1984 – ano 27, nº 5636

Santo André – Hoje, a missa inaugural da nova igreja do Jardim Ana Maria.

São Bernardo – Os 33 filhos deste cearense, Sebastião Almeida da Silva, residente na Vila Santa Terezinha.

Ribeirão Pires – Prefeito Valdírio Prisco inaugura a Praça Ema Maziero Cardim e o edifício-sede da Secretaria de Educação, que terá o nome do vereador Domingos Bertoldo.

Hoje

- Dia da Secretária, função surgida nos Estados Unidos, na década de 1930, e, no Brasil, após a Segunda Guerra Mundial, com a expansão industrial. Um nome: Rita Zincaglia, a secretária eterna de São Bernardo.

- Dia Nacional do Jornaleiro

- Dia do Ferroviário. Marca também a criação da Rede Ferroviária Federal, em 1957.

- Dia Internacional da Navegação

- Dia Mundial do Tradutor

Santos do dia

Na estampa, São Jerônimo. Nasceu na Iugoslávia no ano 340. Foi um dos grandes escritores do seu tempo.

Francisco de Borja

Simão de Crépu

Gregório (o Iluminador)

Em 30 de setembro de...

1904 – Fude Yagi, a Dona Assunta, nasce no Japão. Por muitos anos exerceu o ofício de parteira no bairro Assunção, em São Bernardo.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: contra-ataques alemães repelidos; marcha dos belgas sobre Bruxelas; protesto da China contra a invasão dos japoneses.

1969 – Inaugurado o posto de puericultura do Parque Novo Oratório, em Santo André.

1984 – Morre Marcos Andreotti, fundador do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.

1999 – Inaugurado o Central Plaza Shopping, na divisa de São Paulo com São Caetano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;