Cultura & Lazer Titulo
Cordões de samba paulistano fazem a festa
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
05/02/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Ainda em ritmo carnavalesco, o Sesc Santo André homenageia nesta terça-feira os antigos cordões formados pelos moradores de bairros paulistanos como Brás e Lapa. Criado e liderado pelo músico Osvaldinho da Cuíca desde 25 de janeiro de 2000, o Cordão Ziriguidum se apresenta gratuitamente na praça de eventos da unidade andreense, às 16h.

Formado pelo instrumentista e por Julio Cesar Barro (ritmo), Marcelo A. Barro (ritmo), Elizete Rosa de Almeida Souza (voz), Luiz Carlos Gonçalves da Silva (ritmo), Valquer Luiz Guimarães (violão) e Odair Marcos (cavaco), o conjunto retoma a tradição dos antigos carnavais e traz o som de instrumentos de sopro, metais e percussão tocando marchas e sambas consagrados.

Fantasias - Durante a primeira metade do século 20, a população levava às ruas, além da música característica, apresentações com direito à baliza, porta-estandarte e muitos fantasiados. Uma parte dos foliões formava a Corte Negra, que ironizava a corte portuguesa à época da colonização do Brasil vestindo roupas antigas adaptadas. A encenação também faz parte da apresentação do Cordão Ziriguidum.

Ainda nesta terça-feira, a banda segue para o Sesc Avenida Paulista, às 20h, também com show gratuito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;