Política Titulo Posse de conselheiros
Grana enfatiza
participação popular

Chefe do Executivo de Santo André destaca resgate de bandeira do PT na atual administração

Por Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
04/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Após a realização de 20 plenárias regionais do PPA (Plano Plurianual) Participativo, o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), deu posse aos 40 integrantes do CMPP (Conselho Municipal de Planejamento Participativo), que definirão as prioridades pelos próximos quatro anos (2014 a 2017). No balanço apresentado pelo secretário de Orçamento e Planejamento, Alberto Alves de Souza, temas como Habitação, Saúde e Segurança foram os principais abordados durante os encontros nos bairros.

Durante discurso, Grana voltou a enfatizar o retorno do diálogo com a população, pauta constantemente lembrada na disputa eleitoral do ano passado contra o ex-prefeito Aidan Ravin (PTB, 2009 a 2012), que interrompeu a realização do OP (Orçamento Participativo), instrumento que é marca de gestões petistas. “A população pôde conversar com prefeito, secretários, opinar e reivindicar”, enfatizou.

De acordo com dados passados por Alberto, aproximadamente 7.000 pessoas participaram das plenárias. Entre os 5.805 participantes credenciados, 1.305 optaram por debater demandas de Habitação, seguida de Saúde (1.266), Segurança (706), Saneamento e Meio Ambiente (562), Educação (398), entre outros.

O CMPP tem 20 representantes das regiões do município, enquanto a outra metade é formada por integrantes do governo Grana. A primeira reunião do conselho está prevista dia 5, às 19h, no Paço, para a formação do regimento interno do grupo e cronograma de trabalho. Haverá outros 20 encontros para fazer balanço das diretrizes levantadas pela população e incluí-las no Plano Plurianual, que será enviado para apreciação da Câmara até 31 de agosto.

Para o próximo ano, Grana retomará o OP, agendado entre março e maio, para debater demandas pontuais para a planilha financeira de 2015.

Prefeito recua e não descarta mais petista como líder de governo

Ainda sem um líder na Câmara após cinco meses de governo, o prefeito Carlos Grana (PT) não descarta mais a escolha de vereador petista para a função. Embora evite dar nomes, a bancada governista se divide entre a escolha de Bete Siraque (PT), e o ex-presidente da Casa no biênio 2011-2012, José de Araújo (PMDB).

Grana evita estipular prazo para a definição, alegando que ainda se encontra em processo de “amadurecimento” no relacionamento com os 21 vereadores. Entretanto, diferentemente do discurso adotado quando tinha apenas seis parlamentares na sustentação, desta vez ele não descarta a escolha de um petista. Hoje, a ala governista soma 13 legisladores. “Vamos definir em conjunto com os vereadores. Quero ouvi-los”, pontuou.

Uma parte da base governista, principalmente ligada à bancada do PT – com cinco cadeiras – sugere Bete.

Hoje, o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira (PT), tem reunião com os 13 vereadores. No entanto, o petista garante se tratar apenas de uma reunião de rotina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;