Política Titulo Para justificar
Aplicativo e-Título apresenta instabilidade; TSE diz ser falha momentânea

Eleitores relatam problemas ao baixar o aplicativo ou tentar atualizar dados; Justiça Eleitoral recomenda que haja novas tentativas até acessar

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/11/2020 | 11:46
Compartilhar notícia
Divulgação


O aplicativo e-Título, criado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apresenta instabilidades desde as primeiras horas do dia. Leitores do Diário relataram que não estão conseguindo baixar a ferramenta em seus celulares ou atualizar dados.

O TSE reconheceu haver “instabilidade momentânea” no sistema porque há alta demanda. A orientação para o eleitor que tiver algum problema com o aplicativo é tentar novamente alguns minutos mais tarde.

É pelo e-Título que o eleitor pode justificar o voto. O TSE informou que, até as 9h, 400 mil pessoas no País haviam justificado. Segundo o tribunal, 12,8 milhões de eleitores haviam baixado o aplicativo.

SUBSTITUIÇÃO DE URNAS
O TSE informou que 431 urnas já tiveram que ser substituídas em todo o País. Até o momento, segundo o TSE, não há registros de necessidade de voto manual. O primeiro boletim do órgão do primeiro turno das eleições municipais de 2020 foi divulgado às 10h. Os dados, no entanto, foram atualizados até às 9h21.

Segundo os números, São Paulo foi o Estado com o maior número de urnas substituídas, com 88 até a atualização das informações. Em seguida está o Rio de Janeiro, que teve 68 urnas trocadas. A substituição de urnas está prevista nos procedimentos do Tribunal para assegurar a continuidade das votações. No total, o País tem 51.997 urnas de contingência para essas situações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;