Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo revisita Clarice Lispector
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
11/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Facetas, estilos, histórias, jeitos e trejeitos de uma sensível e, por vezes, misteriosa mulher: Clarice Lispector (1920-1977). A vida e a produção literária de uma das maiores escritoras brasileiras será tema, a partir de sexta-feira, de extensa programação gratuita preparada pela Prefeitura de São Bernardo.

A idéia surgiu de um pequeno grupo de estudos que reunia-se todas as sextas-feiras para celebrar obras e contos da autora.

Dividido em quatro partes, o projeto proporcionará, por meio de linguagens artísticas diversas, o contato, fruição e compreensão dos principais livros de Clarice.

A primeira parte é formada por quatro eventos que desvendarão A Hora da Estrela, última obra lançada em vida pela homenageada e que em 2007 completou 30 anos – depois da morte da autora, foram publicados três livros: o romance Um Sopro de Vida - Pulsações, o de crônicas Para Não Esquecer, e o infantil Quase de Verdade.

Quem não conhece o texto poderá participar da Jornada de Leitura, organizada pelos estudantes de letras Bia Lopes e Diogo Cardoso, também curadores da iniciativa. Os encontros para a leitura integral de A Hora da Estrela acontecerão nos dias 19 e 26. Os interessados podem apenas ouvir ou participar da leitura, mediante prévia inscrição pelo e-mail camaradecultura@sec.saobernardo.sp.gov.br.

A trama de Macabéia também será tema do espetáculo da Cia. Estrela D’Alva de Teatro. A única apresentação será realizada no dia 1º de junho, no Teatro Cacilda Becker.

No dia 10, o compositor e professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, José Miguel Wisnik, também discutirá o livro.

A Hora da Estrela ganha homenagem, ainda, com a exibição da adaptação para cinema de Suzana Amaral, seguida de palestra do poeta Júlio Mendonça.

Experiências - As obras Laços de Família, A Descoberta do Mundo e Felicidade Clandestina serão abordados em outra subdivisão do projeto, intitulada Três Experiências. Nela, os interessados poderão se inscrever para oficinas de formação em literatura e teatro. Os cursos foram divididos em Conto, ministrado pela professora Yudith Rosenbaum (USP); Prosa, pela jornalista e escritora Adriana Bernardino; e Cena, pela atriz e pesquisadora Paula Carrara. Para freqüentar as oficinas também é necessário inscrever-se por e-mail.

A terceira parte da programação traz palestras que indagarão aspectos diversos de duas das obras mais emblemáticas de Clarice Lispector: A Paixão Segundo G. H. e Água Viva.

A quarta e última, batizada de Eu sou Tua, Tu é Meu, e Nós é Um, trará o resultado dos participantes das oficinas.

Faces - Para abrir a programação, que segue até 19 de julho, a Cia. As Graças de teatro encena Clarices. A apresentação será realizada nesta sexta-feira, no Teatro Cacilda Becker, às 20h.

Em uma pequena sala, enquanto esperam o momento de partir para uma viagem, três senhoras contam suas histórias e revelam suas identidades por meio de trechos de textos da escritora. “As personagens dialogam entre si, mostrando três facetas de Clarice”, explica a produtora e uma das ‘Clarices’, Eliana Bolanho.

A programação completa do evento pode ser conferida pelo site www.saobernardo.sp.gov.br

Programação

Teatro
Clarices. Nesta sexta-feira, às 20h. A Hora da Estrela. Dia 1º de junho, às 18h. No Teatro Cacilda Becker – Praça Samuel Sabatini, s/nº. Tel.: 4348-1081.

Cinema
A Hora da Estrela, de Suzana Amaral. Exibição de filme seguida de palestra do poeta Júlio Mendonça. Dia 31 de maio, às 18. Câmara de Cultura Antonino Assumpção – r. Marechal Deodoro, 1.325. Tel.: 4125-0054.

Jornada de Leitura
Encontros para leitura de A Hora da Estrela. Com Bia Lopes e Diogo Cardoso. Dias 19 e 26 de abril, às 14h. Na Câmara de Cultura Antonino Assumpção – r. Marechal Deodoro, 1.325. Tel.: 4125-0054.

Palestras
Mas – Mas Eu também?. Com José Miguel Wisnik (USP). Dia 10 de maio, às 17h.

O leitor: cúmplice e vítima de Clarice Lispector. Com Yudith Rosenbaum (USP). Dia 17 de maio, às 17h.

O Ser entre a Aleluia e a Razão. Com Maria Lúcia Homem (Faap). Dia 7 de junho, às 17h. Na Câmara de Cultura Antonino Assumpção – r. Marechal Deodoro, 1.325. Tel.: 4125-0054.

Oficinas e Workshops
Em Conto. Com Yudith Rosenbaum (USP). Dias 17 de maio e 21 de junho. Sábados, das 13h às 16h.

Em Prosa. Com Adriana Bernardino. Dias 31 de maio a 19 de julho. Sábados, das 9h às 12h. Em Cena. Com Paula Carrara. Dias 1º a 17 de jullho. Segunda a quinta, das 19h às 22h. Na Câmara de Cultura Antonino Assumpção – r. Marechal Deodoro, 1.325. Tel.: 4125-0054.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;