Setecidades Titulo
Alunos de Engenharia da FEI apresentam invenções
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
13/06/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Você sabia que é possível plantar e cultivar 1.600 pés de alface em um contêiner de 25 metros quadrados? Inspirados na preocupação mundial com o crescimento populacional e com as catástrofes naturais, que destrói plantações e estradas, um grupo de alunos do último ano do curso de Engenharia Mecânica Plena da FEI (Fundação Educacional Inaciana) criou o Hidroponik, projeto de cultivo hidropônico de hortaliças. Esse e outros seis inventos estarão expostos na 28ª ExpoMecPlena, na quarta-feira, a partir das 18h.

"Será possível produzir em um contêiner a mesma quantidade que hoje é produzida em 120 metros quadrados na hidroponia tradicional (técnica de cultivar plantas sem solo, com uso de adubos diluídos em água). Será útil em um mundo cuja população será de 10 bilhões em 90 anos. Além disso, diversos desastres naturais têm destruído plantações e até estradas utilizadas no transporte de alimentos", explicou o estudante Bruno Alves Martos, 26 anos, um dos nove autores da invenção.

Outra engenhoca que será apresentada é o Pulso Mecânico, bomba para circulação sanguínea extracorpórea, necessária em cirurgias cardíacas para substituir temporariamente as funções do coração e pulmão. Um equipamento similar já existe. O diferencial é que o sistema sumula o movimento feito pelo coração. "As bombas que existem possuem um fluxo contínuo. Já o Pulso Mecânico faz movimento pulsátil, que reduz o período pós-operatório, de recuperação, além garantir maior integridade ao sangue que circula fora do corpo", contou o aluno Cleo de Araujo Moura, 24. Ele e outros oito autores do projeto estão construindo um protótipo que será apresentado na feira.

Segundo o professor Arthur Tamasauskas, do curso de Engenharia Mecânica e coordenador da Expo MecPlena, entre 10% e 20% dos projetos despertam o interesse de empresários. "Temos um banco com cerca de 150 projetos de outras feiras que realizamos", disse o professor. No entanto, ele não soube dizer se algum deles chegou ao mercado.

A ExpoMecPlena acontecerá no Ginásio de Esportes do campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;