Setecidades Titulo Devoção
Paróquias celebram Dia de São Pedro

Procissão em Diadema, que ocorre há
50 anos, reuniu cerca de 500 fiéis

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
30/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Último dos santos juninos, São Pedro mobilizou ontem católicos da região, que foram celebrar o dia do primeiro chefe da Igreja, conhecido por ter as chaves do céu. Exemplo disso foi a procissão de fiéis da paróquia que leva o nome do santo na Rua da Fortuna, 13, na Vila Santa Luzia, em Diadema. A partir das 17h30, cerca de 500 pessoas saíram da igreja e percorreram as ruas próximas rezando e cantando em homenagem ao apóstolo de Cristo, tendo à frente do ato a cruz e, logo atrás, a imagem dele.

“Espero que São Pedro não mande chuva hoje (ontem), pode deixar para segunda-feira (hoje)”, disse o pároco Antonio Becker, durante a caminhada, brincando com a crença popular de que, por ter as chaves do céu, o santo pode fazer a água cair. De fato, não choveu e os fiéis seguiram com entusiasmo de volta à igreja.

A procissão, seguida de missa, é tradicional no dia de São Pedro. Segundo o padre, a homenagem ao padroeiro ocorre desde a fundação da paróquia, há cerca de 50 anos, e tem angariado muitos fiéis, pela fé no discípulo de Jesus e afinidade com a comunidade religiosa local.

Os motivos para celebrar a data são diversos, de acordo com os próprios devotos. Outro santo junino, Santo Antônio é conhecido por ser casamenteiro. Já venerar São Pedro está mais relacionado à devoção, de acordo com o administrador de empresas Olavo Tomaz Guerino, 58 anos, que frequenta a missa local desde a infância. “Ele é o guardião da casa, além de ter sido o primeiro papa, o início da Igreja Católica.”

No entanto, isso não impede que os fiéis também façam pedidos ao padroeiro. “Hoje (ontem), estou pensando no meu avô Sérgio, que está na UTI”, disse o consultor Frank Miller Arcanjo, 36 anos, que percorreu a procissão com o filho Miguel, 6, nos ombros. Perguntado pela equipe do Diário se ele acreditava que o santo atenderia seu pedido para a melhora do avô, Frank não titubeou: “Com certeza”.

Já a aposentada Antônia Josina Gonçalves, 66, não havia pedido nada em especial desta vez. Afirmou, porém, que sempre solicita saúde para a família e se sente em casa na paróquia. Ela também garante se sentir grata por ter conseguido a aposentadoria, depois de anos de trabalho como empregada doméstica. “Graças a São Pedro e também aos outros santos.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;