Política Titulo Solicitação
Pleito dos promotores andreenses avança

Procurador-geral de São Paulo apoia proposta de aquisição de sede própria para os profissionais do Ministério Público de Santo André

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
26/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A consolidação de sede própria para os promotores de Justiça de Santo André ganhou um importante aliado. Procurador-geral da Justiça de São Paul, Márcio Fernando Elias Rosa apoia a iniciativa dos profissionais, que pleiteiam melhores condições de atendimento à população do município.

O procurador recebeu ontem em seu gabinete o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e o diretor do Diário e presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Evenson Dotto, que lideram a frente quediscute a reivindicação.

Evitando determinar um prazo específico, Elias Rosa afirmou que a iniciativa é totalmente viável. “O objetivo é continuarmos trabalhando juntos para angariar recursos orçamentários (junto ao Estado) suficientes que nos permitam dar à população de Santo André condições dignas de atendimento”, disse o mandatário.

Atualmente, os 19 promotores que atuam no município, sendo dez cíveis e nove criminais, trabalham no Fórum. Mas, segundo os profissionais, o espaço se tornou inviável para o trabalho, do ponto de vista físico.

O promotor de Justiça é o agente público que atua na defesa da sociedade e seus interesses, como fiscal para o cumprimento das leis. Uma de suas atribuições é investigar a suspeita de crimes, como o desvio de dinheiro público. Por conta disso, podem condenar agentes públicos que cometem irregularidades.

Elias Rosa ressaltou o trabalho feito para a melhoria da atuação dos promotores no Estado, o que inclui o Grande ABC. “É uma região vital, seja pela qualidade dos serviços prestados na região e a seriedade com que assuntos como esse são tratados, mas, sobretudo, porque a população precisa de atendimento em diversas áreas.”

O presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), desembargador José Renato Nalini, já demonstrou ser favorável à desocupação das salas utilizadas atualmente pelo MP em 38 edifícios do Poder Judiciário em todo o Estado.

Após a reunião, Morando se mostrou satisfeito com o diálogo. “O procurador foi contundente em reconhecer que Santo André precisa de uma sede própria para o Ministério Público. Tenho compromisso de defender recursos para a compra desse espaço”, disse o tucano.

Por ainda se tratar de um começo de discussão sobre o tema, não foi tratado ainda quanto deve ser gasto na aquisição do local que abrigará os profissionais. Outra alternativa que foi discutida é a locação de um imóvel.

Para Evenson, a reunião também foi produtiva. “O MP precisa de um local próprio. Quando os promotores forem atuar em outro local, no próprio prédio do Judiciário haverá mais espaço. Assim acaba resolvendo dois problemas.”

A previsão é de que outras reuniões sejam realizadas para aprofundar o debate sobre o tema. Segundo o representante da Acisa, a expectativa é encontrar um local na região central da cidade para facilitar o acesso da população aos promotores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;