Setecidades Titulo Mobilidade
Moradores aprovam mudanças viárias realizadas na Vila Bastos

Trechos de duas ruas do bairro passaram a ter mão única de circulação

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
24/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Moradores da Vila Bastos, em Santo André, aprovaram as mudanças viárias realizadas no bairro desde domingo. Houve implantação de mão única de circulação em trechos das ruas Laura e Antonio Bastos, por meio do Pait (Programa de Ação Imediata no Trânsito). De acordo com os munícipes, as alterações contribuem para a organização do trânsito, além de diminuir o risco de acidentes.

A Rua Laura passou a funcionar apenas no sentido bairro no trecho entre as ruas Cesário Bastos e Eduardo Monteiro. Já na Antonio Bastos, o fluxo de veículos deve circular apenas no sentido Centro neste mesmo local. Os demais trechos não terão mudanças. Na manhã de ontem, a equipe do Diário esteve no local e observou que placas e cavaletes nas vias ajudavam a informar motoristas desavisados.

Para o servidor público Raul Dalanese, 33 anos, morador do bairro, a mudança trará benefícios, como a redução dos acidentes. “Vamos ter melhor fluidez e mais segurança, porque o pessoal costumava correr por aqui”, diz.

Já o operador de máquinas aposentado Sebastião Dionísio da Silva, 63, destaca a diminuição do barulho e do tráfego intenso de veículos, principalmente nos horários de pico. “O pessoal costuma usar essas vias para cortar caminho e evitar a Lino Jardim e a Portugal”, ressalta.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), as medidas têm exatamente este objetivo: desafogar as avenidas Lino Jardim e Portugal, ambas paralelas.

Nos próximos meses, deverão ser iniciadas ações em bairros do 2º Subdistrito, como Vila Curuçá, Utinga, Santa Terezinha e Parque das Nações. Ao todo, o Pait prevê executar 304 intervenções viárias em 17 regiões. Os bairros Jardim Bela Vista, Jardim e Campestre já receberam intervenções.

O objetivo das mudanças é diminuir de 10% a 25% o tempo gasto com deslocamento nas áreas afetadas. As ações custarão R$ 4,8 milhões à Prefeitura e incluem ainda implantação de sincronização semafórica.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;